Consu define normas para ações de extensão e apresentações de TCCs

Resoluções permitem o uso de tecnologias para orientações e apresentações remotas, bem como para atividades de extensão (Imagem: Pixabay)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, na última sexta-feira, 3, as normas de funcionamento para ações de extensão e para orientações e apresentações de trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a expositora das propostas da Comissão Acadêmica e pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen de Melo, a aprovação das minutas pelo Consu representa importante retorno às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade. “São propostas apreciadas favoravelmente, por expressiva maioria, em cada conselho setorial: de Graduação (Congrad); de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP); e de Extensão (Conex).”

Maria Carmen acrescenta que as resoluções de curto prazo, em análise pelo Conselho Universitário, surgiram de aprofundadas reflexões na Instituição, em função do afastamento social recomendado pelas autoridades de saúde. “A aprovação, pelo Consu, das minutas sobre TCCs e ações de extensão, representa importante retorno às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade”, diz.

As propostas apresentadas durante a reunião foram colocadas em votação e aprovadas pela maioria.

Ações de Extensão
A Universidade conta, atualmente, com 515 ações de extensão, que visam o atendimento da comunidade externa, assim como o aprimoramento do processo formativo do estudante. Como explica a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, as normas aprovadas pelo Consu buscam dar continuidade a essas propostas, permitindo que professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) coordenem seus projetos de maneira remota. “Cada coordenador irá fazer o processo formativo da equipe em extensão universitária e seus princípios, criando metodologias instrumentais de ação para esse momento.”

As normas aprovadas pelo Consu atingem todos os projetos de extensão. De acordo com Ana Lívia, é importante ressaltar que, graças às novas normativas, não haverá interrupção do trabalho de Extensão realizado pela UFJF junto à comunidade. “Os beneficiários continuarão tendo acesso às ações, se possível por meio do trabalho remoto. Ao mesmo tempo, as equipes estarão se capacitando cada vez mais, por meio desse processo formativo e da criação de novos instrumentos e metodologias que sejam aplicáveis tanto nesse contexto de pandemia quanto para além dele”.

As normativas estão presentes na Resolução nº 23/2020, do Consu.

TCCs
Também foram apresentadas e aprovadas propostas que dizem respeito às orientações e apresentações dos trabalhos de Conclusão de Curso. A Resolução nº 24/2020 do Consu – resultado das discussões apresentadas – autoriza, em caráter excepcional, a realização de orientações e apresentações finais de TCCs, de forma remota.

A iniciativa é defendida pela pró-reitora de Graduação da Universidade: “A abertura para o uso de tecnologias para realizar remotamente a orientação e apresentação de TCC irá possibilitar a muitos estudantes a tão esperada Colação de Grau”, afirma Maria Carmen.

Caberá às pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) estabelecerem o protocolo operacional de procedimentos para a apresentação final, especialmente no que tange ao seu caráter público, e entrega do exemplar definitivo do TCC, por meio remoto.