Fechar menu lateral

Conselho Superior mantém reunião permanente

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mantém-se em reunião permanente a fim de discutir sobre a suspensão das atividades presenciais e a manutenção das ações essenciais.

Na terça-feira, 17, o reitor Marcus David abriu o encontro, solicitando autorização para que os médicos infectologistas do Hospital Universitário (HU), membros do Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta sobre o coronavírus, Ronald Kleinsorge Roland e Rodrigo Daniel de Souza, pró-reitores e diretores da Administração Superior participassem da reunião.

O reitor fez um relato sobre todas as providências que foram tomadas até então sobre o coronavírus, com a constituição do comitê técnico e os contatos com os prefeitos de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Comitê

Na sequência, o reitor Marcus David passou a palavra para o infectologista do HU e professor da UFJF, Ronald Roland, que relatou as providências que foram tomadas. Roland informou que não há registro de outra situação como a que está ocorrendo com o coronavírus, mencionando a grande falta de informações e constante mudança de protocolos. O médico relatou que interromper atividades de forma desorganizada não seria uma conduta adequada. Por isso, foi necessário que a UFJF fizesse uma aproximação com a Prefeitura de Juiz de Fora, a fim de que fosse tomada uma posição conjunta. Roland explicou que o adiamento da decisão de suspender as atividades foi necessário e feito com base em estudos.

A seguir, o infectologista do HU, Rodrigo Souza, explicou os cenários que envolvem o coronavírus, indicando os locais onde há mais e menos casos, sejam eles importados, secundários ou comunitários. Souza reforçou a importância da suspensão das atividades sincronizada com o poder público municipal e disse esperar que outros setores da sociedade também tomem procedimentos semelhantes.

O reitor então abriu espaço para perguntas e colocações dos conselheiros e conselheiras. Vários diretores de unidade expuseram questionamentos que foram respondidos pelos médicos do comitê. Muitos conselheiros elogiaram a atuação do comitê, pelo trabalho que vem desenvolvendo. A primeira parte da reunião foi interrompida para almoço.

Proposta de resolução

No reinício, à tarde, o reitor explicou a dinâmica dos acontecimentos, relatou os encaminhamentos e informou que a administração superior estruturou uma proposta de resolução. Cada item foi apresentado e os conselheiros fizeram seus destaques para posterior discussão e deliberação.

O secretário geral da UFJF, Rodrigo de Souza Filho, fez a leitura de todos os artigos da resolução.

Nesta quarta-feira, 18, a reunião prossegue a partir das 10h.