Confira as deliberações do Consu nesta terça-feira, 10

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tomou importantes decisões para a comunidade acadêmica, nesta terça-feira, 10. A vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, conduziu a reunião do Consu, em virtude de o reitor Marcus David estar cumprindo agenda em Brasília.

Comunicações
Girlene abriu as comunicações informando aos conselheiros que a lista tríplice com os nomes para assumir a reitoria no período 2020-2024 foi entregue pelo reitor Marcus David, em mãos, no Ministério da Educação (MEC). Cabe à comunidade acadêmica aguardar os trâmites do Ministério e os desfechos.

Na sequência, Girlene relatou a visita feita pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira, ao campus de Juiz de Fora, quando houve reuniões distintas com a direção do Hospital Universitário (HU), com arquitetos, engenheiros e técnicos da Pró-reitoria de Infraestrutura e com a Administração Superior. Os encontros trataram da importância da retomada das obras do HU, da vocação do HU como um hospital de ensino, da qualidade da assistência à saúde para a população e do cenário econômico para viabilização das obras.

Segundo Girlene, as conversas convergiram para a necessidade de elaboração de projetos que sejam mais baratos e para a retomada das obras de forma escalonada. O presidente da Ebserh apresentou sensibilidade ao tema, demonstrando preocupação e confirmando a necessidade de finalização da obra.

Em seguida, a vice-reitora tratou de denúncia feita pelo Ministério Público Federal a respeito das obras do campus de Governador Valadares. A Administração Superior fez todos os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público sobre o tema, reafirmando que não há descaso e sim que a atual administração assumiu a obra como está, tem trabalhado para mantê-la protegida e faz esforços para que a obra continue.

Finalizando as comunicações, Girlene informou das agendas cumpridas pelo reitor Marcus David e pela vice-reitora em Brasília. A reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) resultou na solicitação de que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se retrate da forma como tem tratado a universidade pública, seus estudantes, técnico-administrativos em Educação e professores. Em reunião com o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, a situação orçamentária da UFJF foi tratada, especialmente o caso do campus de Governador Valadares. Segundo Girlene, o secretário informou que, no atual cenário de restrição financeira, a “única saída” para as universidades seria o Programa Future-se.

Ordem do dia
Entrando nas pautas da reunião, o primeiro assunto discutido foi a proposta de alteração da Resolução 62/2018, que regulamenta a atividade da preceptoria do curso de graduação em Medicina, do campus de Governador Valadares. Após discussões sobre cada ponto da nova redação, a proposta apresentada pela relatora do processo, diretora da Faculdade de Medicina, Maria Cristina Vasconcellos Furtado, sofreu algumas modificações, inclusões e foi aprovada pelos conselheiros.

O segundo ponto foi a minuta de regulamentação para realização das matrículas nos cursos de graduação da UFJF. A regulamentação visa a ajustar procedimentos de matrícula, dar transparência aos processos e normatizar comissões de verificação de ingresso nos casos de reservas de vagas. O parecer foi elaborado pela professora Iluska Maria da Silva Coutinho. Como a conselheira está de férias, o parecer foi lido pela pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões Cardoso de Melo. Após discussão, o texto da minuta da resolução foi aprovado, seguindo recomendação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A vice-reitora sugeriu que o Consu recomende que a Prograd prossiga fazendo estudos sobre a regulamentação de matrícula, no sentido de garantir igualdade de tratamento para os candidatos de todos os grupos de cotas e não-cotistas. O parecerista do processo, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Antônio Salomão Condé, considerou que a elaboração do plano foi corretamente instruída quando às recomendações normativas, contém toda a documentação que o construiu, conta com metodologia adequada e oferta instrumentos de coletas de dados que contribuem para que o conjunto de audições seja realizado. O parecer e o Paint foram aprovados por unanimidade.