Confira as deliberações do Consu nesta quinta-feira, dia 7

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta quinta-feira, 7, e definiu questões importantes relacionadas à nova versão do projeto Future-se, do Governo Federal; o convite para a UFJF assumir o terreno do extinto Armazém do IBC, no bairro Distrito Industrial;  recursos de estudantes sobre indeferimento de declaração de renda; orçamento financeiro de 2019 e a previsão para 2020, dentre outras.

Informes e relatos

O reitor Marcus David iniciou a sessão agradecendo pela condução do processo eleitoral, tanto pela consulta pública realizada pelas entidades, quanto pela forma serena com a qual o Conselho Superior realizou a escolha da lista tríplice, respeitando a legislação.

David comunicou que na reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) o Ministério da Educação (MEC) apresentou uma nova versão do projeto Future-se, porém, não houve nenhuma posição da Andifes, que vai aguardar a discussão no Congresso Nacional.

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e a Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF) indagaram sobre uma reunião noticiada no campus avançado de Governador Valadares (GV) sobre movimento de separação do campus. A presidência informou que não tomou conhecimento e nem foi convidada para essa reunião. O reitor Marcus David sugeriu, então, que o tema fosse discutido pelo Conselho Superior.

O diretor e professor da Faculdade de Educação (Faced), Álvaro Quelhas, pediu que seja cobrado da direção do campus avançado de GV uma explicação. A solicitação foi compartilhada pela diretora da Faculdade de Medicina que disse se sentir desrespeitada em saber da reunião por meio da imprensa. O reitor colocou em votação a proposta de uma reunião extraordinária  a fim de discutir e cobrar esclarecimentos.

A diretora e professora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos, questionou a questão patrimonial. O Consu aprovou por unanimidade a convocação da reunião extraordinária.

O reitor propôs a inversão de pauta para que a ordem do dia seja feita com autorização do professor Ignacio Delgado a fim de que participe neste ponto específico de pauta para esclarecimentos, cujo tema é o possível interesse da UFJF na área do extinto Armazém do IBC, no bairro Distrito Industrial. Na sequência, Delgado fez o histórico de como foi feito o convite para a UFJF assumir o terreno.

O relator foi o diretor e professor da Faculdade de Economia, Cláudio Roberto Fóffano Vasconcelos que se manifestou favorável. A seguir, o tema foi colocado em discussão e, após várias manifestações, foi votado e aprovado por unanimidade o interesse em adquirir o imóvel.

A seguir, o ponto foi a análise de recursos de estudantes sobre indeferimento de declaração de renda, com relato da professora e pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões. Cada processo foi lido e dado parecer contrário. Todos os recursos indeferidos.

Na pauta seguinte, o reitor colocou em discussão informações sobre o orçamento financeiro de 2019 e a previsão para 2020 e manifestou as incertezas referentes à liberação de recursos. Marcus David mencionou a preocupação da gestão sobre os cortes de bolsas de pós-graduação. A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro,  demonstrou como os cortes afetaram a instituição e propôs que o Conselho autorize um aporte de recursos para garantir bolsas para alguns programas que foram mais afetados. Colocado em votação, por maioria, foi autorizado o aporte de recursos para a pós-graduação.

O professor  e pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, informou aos conselheiros sobre três grandes licitações que estão sendo feitas.