Confira as deliberações do Consu nesta sexta-feira, 19

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta sexta-feira, 19, e definiu questões relacionadas a recursos de análise socioeconômica, à cessão de espaço físico para a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), ao ajuste de vagas para grupos cotistas, dentre outras.

Informes e relatos

O reitor Marcus David iniciou a sessão sugerindo que o relato da reunião das Instituições Federais de Ensino com o Ministério da Educação (MEC), ocorrida em Brasília, no dia 16 de julho, fosse feito após a apreciação dos pontos de pauta.

Em seguida, solicitou autorização, aos conselheiros, para a inclusão de dois pontos relacionados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e, além disso, para a participação de pró-reitores na sessão, durante o momento dos relatos. As solicitações foram autorizadas pelos conselheiros.

Deliberações

O primeiro ponto de pauta foi o indeferimento, pela Prograd, de dois recursos de análise socioeconômica. O parecer da Pró-Reitoria foi aprovado por maioriaO segundo ponto tratou da indicação do nome da professora da Faculdade de Engenharia, Flávia de Souza Bastos, para a Ouvidoria Geral. O mandato da atual ocupante do cargo, a enfermeira do quadro técnico-administrativo em educação Valesca Nunes, se encerra este mês. A indicação foi aprovada por unanimidade.

O terceiro ponto de pauta foi a cessão, pela UFJF, de espaço físico para a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), cujo relator foi o diretor da Faculdade de Arquitetura, Gustavo Abdala. A matéria foi aprovada por maioria.

O quarto ponto tratou do ajuste na distribuição de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), devido à alteração de percentual, promovida por portaria do Ministério da Educação (MEC), no sistema de cotas para PCDs. A aprovação foi por maioria.

O quinto e último ponto foi a autorização de processo seletivo, organizado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), para o preenchimento das vagas do grupo F e suas especificidades. A aprovação foi por unanimidade.

Informes sobre comissões

O secretário-geral da UFJF, Rodrigo de Souza, informou o andamento dos trabalhos das comissões sobre o Programa de Apoio à Qualificação (Proquali) e para criação de uma política de capacitação dos técnico-administrativos em educação (Tae). A expectativa, segundo Souza, é que ambos os grupos concluam os trabalhos em agosto de 2019.

Relatos

O reitor iniciou os relatos, informando que, antes da viagem a Brasília, no dia 16, participou de reunião na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, com outros reitores mineiros. O encontro foi convocado por comissão composta por quatro ex-reitores de universidades federais. O referido grupo foi indicado pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, com propósito de realizar um diagnóstico da situação das instituições federais de ensino superior.

Na mesma data, o reitor esteve em reunião no Ministério da Educação (MEC).  Marcus David destacou que os reitores foram recebidos de forma amistosa e pacífica por alunos e professores em manifestação em frente à sede do MEC.

Marcus David relatou o projeto apresentado, pelo MEC, para as universidades federais. Em seguida, os conselheiros fizeram análises acerca da proposta e acordaram a publicação de uma nota do Conselho Superior sobre a temática.

Confira a Nota do Consu.