Conselho Superior regulamenta funcionamento de cursos lato sensu

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou a resolução que regulamenta o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu e formação continuada na Instituição. O documento traça uma série de normas e meios de controle com a intenção de garantir a qualidade dos cursos oferecidos pela UFJF. Com a votação favorável, os cursos desse tipo poderão voltar a ser ofertados, após aprovação das normas acadêmicas no Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa.

Seguindo as pautas do dia, os membros do Consu voltaram a discutir as definições a respeito do orçamento de capital 2018 para realização de obras. O reitor Marcus David começou apresentando as obras que têm projetos prontos e estão próximos de serem licitadas ainda em 2018, segundo avaliação da Administração Superior. Na sequência, relacionou obras que ficariam para 2019, mas que ainda não têm recurso alocado ou projetos elaborados.

Após a apresentação, os conselheiros discutiram as prioridades, expondo as necessidades específicas de diversas unidades acadêmicas. Terminada a discussão, foi votada a prioridade das obras para 2018 e 2019. Foram consideradas obras prioritárias para 2019 aquelas a serem realizadas nas faculdades de Administração e Ciências Contábeis e Serviço Social, do novo Restaurante Universitário e de reforma do prédio da rua Espírito Santo para atendimento do curso de Medicina Veterinária.

Na sequência, foi formalizada a indicação das professoras Katiúscia Vargas e Mylene Santiago para os cargos de direção e vice-direção do Núcleo de Apoio à Inclusão. Como previsto na pauta, iniciou-se a discussão da minuta de resolução que regulamenta as empresas juniores da UFJF. A relatora do processo, diretora da Faculdade de Comunicação, Marise Pimentel Mendes, fez a leitura do processo. A representante do Diretório Central dos Estudantes, Ana Emília Carvalho de Souza, solicitou mais tempo para discutir o parecer com a comunidade discente e com a Liga de Empresas Juniores. Devido ao fim do tempo regimental, a discussão será continuada na próxima reunião do Consu.

Informes
No início da reunião, o reitor fez alguns informes aos conselheiros. Marcus David relatou a paralisação e a manifestação feita por estudantes da Faculdade de Arquitetura em virtude da falta de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) suficientes para atender a uma aluna surda da unidade. Os manifestantes foram recebidos na reitoria e informados da atual situação.

Ele comunicou também o pedido, feito pela Justiça Eleitoral, de apoio da UFJF à realização das eleições. A Universidade vai conceder todos seus carros e motoristas para os dois finais de semana das eleições, referentes ao primeiro e ao segundo turno.

O reitor levantou a necessidade de atualização do sistema de gestão dos contratos de terceirização na UFJF. Ele pediu o apoio aos diretores de unidades para que seja feito o registro de fiscalização do trabalho dos funcionários terceirizados, principalmente aqueles que trabalham de forma descentralizada, como nos serviços de conservação, limpeza e contrato administrativo. A Administração Superior prepara um formulário para tal controle.

Prosseguindo com os informes, David mencionou a operação feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, nesta quarta-feira, 26, para apurar suspeitas de fraudes em licitações realizadas pela UFJF em 2010. O reitor comunicou que todas as informações solicitadas durante as investigações desse processo foram repassadas.

Por fim, o reitor comunicou a aprovação de recurso impetrado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em favor da revisão da nota do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública da UFJF. Com a aprovação, o mestrado mantém nota 3 e continua sendo autorizado a oferecer novas turmas.