Confira as deliberações do Consu nesta segunda-feira – 16/07/2018

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta segunda-feira, dia 16. O reitor Marcus David iniciou a reunião,  informando sobre viagem realizada a Brasília, para agenda com o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Em seguida, solicitou à professora e Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), Mônica de Oliveira, que informasse os conselheiros sobre os novos editais, dentre os quais os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Na sequência, foi relatado, pelo reitor, o resultado dos trabalhos da comissão de sindicância que analisou as denúncias de possíveis fraudes no sistema de cotas da UFJF.  Marcus David ressaltou a prioridade dos integrantes do Consu – representantes docentes, técnico-administrativos em educação (Taes) e discentes – no acesso às referidas informações.

O reitor também destacou a necessidade de a instituição enfrentar todos os desafios para o aprimoramento do sistema de cotas, resguardando o direito das populações beneficiadas por lei e debatendo com profundidade a temática. Vários conselheiros se manifestaram sobre o tema e parabenizaram os membros da comissão.

Em seguida, entrando na ordem do dia, o reitor colocou em discussão a devolução de recursos ao erário público em função de exoneração de servidor. A professora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos, foi a relatora do processo, tendo indeferido o pedido de recurso do docente. A decisão da relatoria foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Outro ponto de pauta foi a criação de processo seletivo especial para ingresso, no 2° semestre de 2018, no curso de graduação em Letras Libras. A professora Mônica Ribeiro deu parecer favorável, tendo sido aprovado por unanimidade.

A seguir foi discutido o indeferimento de matrícula por deficiência. A Pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, fez o relato das decisões da comissão que avaliou os pedidos. O Consu aprovou os pareceres, tendo havido duas abstenções.

Foram debatidos, ainda, sete recursos sobre matrícula de estudantes com questões referentes à renda. Todos os pareceres foram aprovados pelo Consu.

O último ponto de pauta foi a definição sobre as prioridades de obras, tendo o reitor esclarecido as pendência orçamentárias junto ao Ministério da Educação (MEC). Marcus David disse que as obras que estão sendo feitas com reserva técnica terão continuidade. Tão logo os impasses orçamentários chegarem ao final, o conselho definirá as prioridades.