Moção do Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora

O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora no uso de suas atribuições legais e regulamentares, reunido aos vinte e oito dias do mês de agosto de 2017, aprovou por unanimidade MOÇÃO DE APOIO à Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e à Autonomia Universitária, o que passa a fazer nos termos que se segue:

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora vem por meio desta moção manifestar seu apoio à Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e ao projeto que encampa: auxiliar na promoção da integração latino-americana com base na cultura local e na manutenção da identidade dos povos de nosso continente.

É também objeto desta moção a defesa da autonomia universitária, elemento basilar da organização do ensino superior brasileiro. Não é admissível qualquer proposta de alteração estrutural em qualquer instituição federal de ensino superior que não passe pela discussão e aprovação por sua comunidade acadêmica, envolvendo discentes, docentes e corpo técnico-administrativo.

Tendo em vista o exposto, a UFJF, por meio de seu conselho superior, reunido em 28 de agosto de 2017, vem apresentar solidariedade à Unila e à sua comunidade acadêmica bem como a defesa intransigente da autonomia universitária, princípio constitucional sobre o qual se assenta toda a estrutura do ensino superior brasileiro.

Juiz de Fora, 28 de agosto de 2017.

Marcus Vinicius David

Presidente do CONSU