Fechar menu lateral

A qualidade na ficção portuguesa: primeiros apontamentos

Equipe
Júlia Garcia
Luma Perobeli
Matheus Soares
Nayara Zanetti
Ricardo Souza

A partir dos estudos sobre a qualidade na ficção televisiva, este projeto tem o objetivo de analisar as narrativas ficcionais seriadas portuguesas, produzidas entre 2000 e 2018, com base nos parâmetros de qualidade previamente definidos na análise da ficção seriada brasileira.

O projeto é dividido nas seguintes etapas: 1) Levantamento audiovisual; 2) Análise de conteúdos audiovisuais.

Levantamento audiovisual

Realizamos um levantamento das narrativas ficcionais seriadas portuguesas exibidas pelos canais da televisão pública (RTP 1 e RTP2), da televisão privada (SIC, TVI, SIC Radical, Canal Q, Canal Panda) no período de 2000 a 2018 e também no RTPLab entre 2017 e 2019, totalizando 114 produções. Além dos títulos dos programas, o levantamento também indica o período de exibição, o canal e a sinopse.

Análise de conteúdos audiovisuais

A partir do levantamento realizado foram selecionados os programas com ação transmídia e as produções do RTPLab, produzidas especificamente para a internet a fim de serem analisados conforme os parâmetros de qualidade definidos previamente pelo projeto da ficção seriada brasileira.

As análises realizadas são disponibilizadas na plataforma hipermídia do Observatório da Qualidade no Audiovisual, bem como nos perfis nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

 

Confira o trabalho realizado pelo grupo:

Levantamento

Análises

 

Referências:

BORGES; G.; SIGILIANO, D. A ficção seriada brasileira no século XXI: Interrelações entre a qualidade e a literacia midiática. In: Simone Maria Rocha; Rogerio Ferraraz. (Org.). Análise da ficção televisiva: Metodologias e Práticas. 1ed. Florianópolis: Insular, 2019, v. 1, p. 103-120.

 __ . Television dialogues in Brazilian fiction: Between production and consumption. Applied Technologies and Innovations, v. 12, p. 54-68, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15208/ati.2016.05

BORGES, G. Qualidade na TV pública portuguesa: Análise dos programas do canal 2:. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014.

_____. Diversidade da Programação do Serviço Público de Televisão: pistas para a avaliação do contexto português. In FREIRE FILHO, João (Org.) A TV em transição – Tendências de programação no Brasil e no Mundo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, p. 223-246.

__; Reia-Baptista, V. Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão. Lisboa: Livros Horizonte/Ciac-Ciccoma, 2008.