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Consumo, Publicidade e Literacia Midiática

Coordenação
Letícia Torres
Equipe
Ana Beatriz Santos
Ana Clara Marrazzo
Davi Perez
Eutália Ramos
Gustavo Furtuoso
João Pedro Henrique da Silva
Luma Perobeli
Paulo Medeiros
Ricardo Souza
Thiago Vargas

As marcas possuem um papel destacado no atual estágio de desenvolvimento da economia capitalista, em que a competição pelo consumo vai muito além de oferecer atributos práticos e benefícios funcionais às pessoas. Encontramos comumente produtos equivalentes inclusive em qualidade, em que o diferencial se concentra somente nos valores que as empresas conseguiram associar às suas marcas. A exposição às estratégias de comunicação mercadológica é uma das variáveis importantes quando pensamos em literacia. No atual panorama mediático com a consolidação das novas mídias essa abordagem torna-se ainda mais relevante, uma vez que a comunicação entre empresa e consumidor – força mediadora das relações de consumo – também passa por significativas transformações. Cada vez mais as marcas optam por estratégias interativas (KOTLER, 2012), em que a participação ativa do público e suas competências tornam-se fundamentais para o sucesso das campanhas. De certa forma, elas têm se apropriado e estimulado as habilidades comunicativas do público na construção de mensagens colaborativas ou no reforço de seus próprios discursos.

A consciência para o consumo é apontada como competência básica para a cidadania (COUNCIL OF EUROPE, 2017a) nos diversos contextos onde os indivíduos estão inseridos, inclusive no universo digital. Estar conectado aos diversos espaços midiáticos proporcionados pela internet também coloca o indivíduo na posição de usuário, de consumidor e exige responsabilidade. Em nossos estudos, buscamos abordar essas questões relacionadas ao consumo a partir da comunicação e do relacionamento entre as marcas comerciais e seus públicos, sob a perspectiva da literacia midiática e da formação cidadã. É preciso destacar que é por meio da marca que são percebidos qualidades, valores e atributos e também são geradas conexões, principalmente emocionais.

Bibliografia

BENGTSSON, Anders & FIRAT, Fuat. Brand Literacy: Consumers’ Sense-Making of Brand Management. In: PECHMANN, C. & PRICE, L. (Eds.), Advances in Consumer Research, v. 33. Duluth: Association for Consumer Research, 2006. p. 375-380, 2006.

BURROWES, Patrícia & RETT, Lucimara. Obs. – Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade. Revista Comum, v. 17, nº 39, p. 342–355, 2016.

COUNCIL OF EUROPE. Key Domais [website oficial], 2017a Disponível em https://www.coe.int/en/web/digital-citizenship-education/key-domains.

COUNCIL OF EUROPE (2017b). Consumer Awareness [website oficial], 2017b. Disponível em https://www.coe.int/en/web/digital-citizenship-education/consumer-awareness.

EAGLE, Lynne. Commercial media literacy: what does it do, to whom and does it matter? Journal of Advertising, v. 36, nº 2, p. 101-110, 2007. Disponível em http://eprints.uwe.ac.uk/55.

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n. 1, 2015.

KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan & SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, Philp & KELLER, Kevin. Marketing Management. 14ª ed. Boston: Pearson Prentice Hall, 2012.

RITSON, Mark & ELLIOT, Richard. Advertising Literacy and the Social Signification of Cultural Meaning.  European Advances in Consumer Research, nº 2, p. 113-117, 1995.

ROBERTS, Kevin. Lovemarks: o futuro além das marcas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2004.

SCOLARI, Carlos. Transmedia Literacy in the new media ecology. White paper. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra, Departament de Comunicación, 2018.

SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

SILVA, Jane Cristina Baptista & PRADOS, Rosália Maria Netto. Semiótica e publicidade: uma leitura dos discursos publicitários bancários. Revista Signos do consumo. Universidade de São Paulo, V.2, N.1, 2010. P. 36-52.

TORRES, Letícia. A Construção Colaborativa da Comunicação das Marcas nas Redes Sociais: engajamento, interação e literacia dos média. Tese (Doutorado em Comunicação, Arte e Cultura). Universidade do Algarve, Faro, Portugal, 2019.

 

Publicidade e Pandemia

Coordenação
Letícia Torres
Equipe
Ana Beatriz Santos
Ana clara Marrazzo
Davi Perez
Eutália Ramos
Gustavo Furtuoso
João Pedro Henrique da Silva
Luma Perobeli
Paulo Medeiros
Ricardo Souza
Thiago Vargas

A primeira fase do projeto centrou-se na comunicação das marcas na comemoração do Dia das Mães 2020. No Brasil, a segunda data que mais movimenta o comércio é o Dia das Mães – comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. Em 2020, a data foi celebrada no dia 10, com a maior parte das lojas do país fechadas, uma medida a favor do isolamento social. O comércio precisou se reinventar.

Foi pensando nesse novo contexto social e econômico, que procuramos observar a publicidade voltada ao Dia das Mães em tempos de pandemia. Para tanto, selecionamos uma amostra dos filmes publicitários de seis marcas relevantes no cenário nacional. Analisamos os filmes publicitários de empresas de diferentes segmentos, com o objetivo de compreender os diversos posicionamentos em relação à data.

As marcas selecionadas foram:  Leite Ninho, Natura, Casas Bahia, Vivo, Bradesco e Itaú. Nosso estudo procurou abordar os eixos fílmico e comercial (Aneas, 2013) de forma integrada. A observação foi realizada sob o prisma da literacia midiática, com ênfase nas dimensões linguagem, valores e ideologia e estética(Férres & Piscitelli, 2015). Apesar das particularidades de cada peça, seus elementos criativos se relacionaram e apresentaram muitos aspectos em comum, seja pelo apelo emocional da data, seja pela proposta visual com interfaces de plataformas de videochamada. As marcas buscaram  apresentar – sob sua ótica – a vida no atual cenário do país em meio à pandemia, com famílias em que mães são protagonistas: mães que continuam trabalhando, mães que partilham o dia a dia em casa com seus filhos e as mães que convivem com os filhos através das variadas telas. As análises de cada peça serão divulgadas semanalmente, até o dia 06 de agosto de 2020.

A segunda fase do projeto está focada no espaço comercial dos principais telejornais noturnos da TV aberta brasileira: Jornal Nacional, Jornal da Band, SBT Brasil e Jornal da Record, além do programa de entretenimento Fantástico, que desde o início da divulgação dos casos na China dedicou significante espaço para reportagens sobre a doença. O recorte foi definido a partir da detecção de mudanças no consumo de mídia pela população, com um retorno aos veículos tradicionais como fonte de informação em tempos de coronavírus. Os institutos de pesquisa apontaram um significativo crescimento da audiência dos telejornais devido à pandemia, tornando-se o principal meio de informação. Sendo assim, observar o discurso e a estética publicitários nos intervalos dos principais telejornais é identificar e pesquisar as mensagens mercadológicas que podem alcançar a maior parte da nossa população.

Durante o período de 29 de março a 12 de abril de 2020 todos os filmes publicitários dos intervalos comerciais foram coletados, fichados, categorizados, e serão analisados pela equipe do projeto. Primeiramente as peças foram divididas entre as que abordam direta e indiretamente a temática da pandemia e as que não se referem a ela. As peças que abordam diretamente a pandemia serão analisadas a partir dos indicadores Linguagem, Ideologia e Valores e Estética. (FERRÉS, J. & PISCITELLI, A., 2015).

Em um segundo momento, buscando uma perspectiva de comunicação transmidiática, o estudo será ampliado para as redes sociais das marcas selecionadas na etapa inicial desta investigação. Nesta fase, os parâmetros a serem analisados serão baseados nos conceitos e indicadores propostos por Jenkins (2009) e Scolari (2019). Durante o desenvolvimento do projeto outras ações de comunicação mercadológica serão incorporadas à pesquisa, especialmente relacionadas às campanhas em datas específicas.

É importante ressaltar que essa pesquisa é realizada em interface com a extensão, mais especificamente com o projeto “Publicidade no nosso dia a dia: desenvolvimento de competências mediáticas críticas e criativas”, que visa trabalhar o desenvolvimento de literacia midiática no campo da publicidade com crianças e jovens. O envolvimento com este público permitirá que a pesquisa Publicidade e Pandemia avance para a investigação em relação às habilidades críticas e criativas do grupo em torno da comunicação mercadológica e poderá contribuir para compreendermos se e como os discursos das marcas impactaram a percepção deste segmento em relação à temática.

 

Confira o trabalho realizado pelo grupo:

Levantamento

Análises

 

Referências

ANEAS, Tatiana. Premissas para a aplicação de análise fílmica à publicidade audiovisual: um exercício analítico de Always a WomanCadernos de Comunicação, v. 17, n.18, 2013.

BURROWES, Patrícia & RETT, Lucimara (2016). Obs. – Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade. Revista Comum. Faculdades Integradas Hélio Alonso, v. 17, nº 39, pp. 342 – 355.

FERRÉS, Joan & PISCITELLI, Alejandro (2012). La Competência mediática: propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Comunicar, Revista Científica de Educomunicación, nº 38, v. XIX, p. 75-82.

JENKINS, Henry et al (2009). Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21th Century. Chicago: MacArthur Foundation.

KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan & SETIAWAN, Iwan (2017). Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante.

SCOLARI, Carlos (2018). Transmedia Literacy in the new media ecology: white paper. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra. Departament de Comunicación.

SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

TORRES, Letícia. A Construção Colaborativa da Comunicação das Marcas nas Redes Sociais: engajamento, interação e literacia dos media. Tese (doutorado  em Comunicação, Arte e Cultura). Universidade do Algarve, Faro, Portugal, 2019.