Fechar menu lateral

Guarda responsável

Quando uma pessoa decide adotar um animal de estimação deve estar ciente de que se tornará guardiã de um ser vivo e será necessário atentar-se aos cuidados e gastos que são indispensáveis para manter uma qualidade de vida adequada, garantindo a saúde e o bem-estar do animal. Neste sentido, é importante que a informação sobre guarda responsável chegue à população de forma clara e objetiva para que desta forma as pessoas que tenham interesse em adquirir um animal de estimação saibam que terão responsabilidades ao cuidar de uma vida. Outro aspecto importante é que o conhecimento sobre guarda responsável pela população contribui para a redução do abandono, dos maus-tratos e das doenças transmitidas por animais (zoonoses).

O que é a guarda responsável?

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) define guarda responsável como a situação em que uma pessoa aceita e se compromete a desempenhar funções diversas, de acordo com a legislação vigente e com foco na satisfação das necessidades comportamentais, ambientais e físicas de um animal e na prevenção de riscos (agressão, transmissão de doenças ou lesões) que o animal possa representar para a comunidade, outros animais ou o meio ambiente. Dentre essas ações podemos citar:

  • Fornecer alimentação adequada e água: todos os seres vivos precisam de nutrição apropriado para que possam realizar suas atividades fisiológicas, desta forma é importante fornecer uma alimentação balanceada e de qualidade para o animal. A alimentação pode ser em forma de ração ou alimento natural, entretanto caso opte por alimentação natural é necessário o acompanhamento com o médico veterinário para que sejam atendidas as necessidades nutricionais de cada espécie e raça. A água é indispensável à vida dos seres vivos, por isso é importante manter água filtrada e fresca sempre disponível para evitar desidratação e a contaminação por parasitos.
  • Promover higienização, everminação e promoção de controle de pulgas e carrapatos: periodicamente os animais devem ser everminados, além da utilização de medicamentos para a prevenção de pulgas e carrapatos, sob orientação veterinária, para evitar a contaminação por parasitos que podem ser transmitidos a outros animais e aos humanos. O tutor também deve estar atento que a higiene do pet, por meio de banhos periódicos, corte das unhas, tosa e a limpeza dos dentes, que contribuem para o bem-estar do animal, além de auxiliar na prevenção de doenças.
  • Promoção de ambiente adequado: os animais devem ser mantidos em ambiente seguro, arejado, limpo e com local para que possam se proteger da chuva e o sol, evitando acidentes e o acometimento por enfermidades. O espaço deve ser suficiente para que o animal possa expressar seu comportamento natural, sendo importante o enriquecimento ambiental direcionado para aquela espécie.
  • Realização de vacinação: assim como os humanos, os animais precisam ser vacinados contra algumas doenças para que possam ter sua saúde protegida, evitando infecções por vírus e bactérias que podem ser prevenidas. Além disso, vale lembrar que algumas zoonoses podem ser evitadas por meio da vacinação.
  • Realizar castração: a castração é importante para o controle populacional de cães e gatos e pode contribuir para que o animal tenha uma boa qualidade de vida. Ela auxilia na prevenção de doenças como câncer de mama e hiperplasia de próstata, minimiza fugas, agressividade e brigas, além de evitar ninhadas não planejadas que podem resultar em abandono.
  • Garantir assistência veterinária: é de suma importância que todos os animais tenham acesso a médicos veterinários. Assim como os humanos, os animais necessitam de acompanhamento da sua saúde com profissionais qualificados, pois eles podem adoecer e sofrer acidentes, necessitando de exames, cirurgias, nutrição específica, entre outros. Deste modo, os tutores devem estar cientes da importância de levar o animalzinho de estimação regularmente ao médico veterinário de confiança.

A guarda responsável é um ato de grande importância para os animais e para a sociedade como um todo. A pessoa que decide ter um animal de estimação precisa estar ciente das suas funções e cumpri-las com o objetivo de atender as demandas do animal, garantindo o seu bem-estar e qualidade de vida. Além disso, um tutor que atende os critérios da guarda responsável contribui para a diminuição de problemas sociais e ambientais, como o abandono e a diminuição da ocorrência de zoonoses.

Adote um animal de estimação: https://www.pjf.mg.gov.br/me-adota-ai/