Colação de Grau Unificada

Por: Secretaria de Comunicação/UFJF

colação de grau unificada UFJF (Foto: Alexandre Dornelas)

Mil e setenta e um alunos receberão seus diplomas no Cine-Theatro Central entre os dias 16 e 18 de setembro (Foto: UFJF/arquivo)

A Comissão de Formatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu, por sorteio, os cursos que terão oradores e juramentistas que representarão os quatro grupos de Humanas, o de Saúde e o de Exatas nas cerimônias da próxima Colação de Grau Unificada (ver tabela). Os nomes devem ser escolhidos até o fim deste mês. Mil e setenta e um alunos receberão seus diplomas.

Dos cursos selecionados, apenas dois são da modalidade Educação a Distância (EAD): Química, do polo de Juiz de Fora; e Pedagogia, do polo de Salinas (MG). A partir de agora, os coordenadores dos respectivos cursos deverão pedir às turmas que elejam ou sorteiem seus oradores e juramentistas, cujos nomes precisam ser repassados à Secretaria de Comunicação (Secom) até o próximo dia 26. Caso as turmas não cheguem a um acordo, o coordenador de curso deverá indicar os nomes. As coordenações receberão nesta semana as orientações necessárias do Cerimonial da UFJF.

Funções

Assumindo o dever de representar formandos na cerimônia de colação, o orador deve expressar os anos vividos durante o curso, relatar a trajetória dos formandos, a importância da instituição de ensino na graduação e as expectativas para o futuro. É aconselhável que apresente antecipadamente o discurso aos formandos para aprovação, pois estará falando em nome deles. O discurso do orador deverá ocupar, no máximo, uma página e meia de Word. O texto precisa ser passado à equipe da Secom com antecedência. Já a função do juramentista é representar os demais formandos e proferir o juramento oficial padronizado para cada curso.

Entrega de becas

A colação de grau dos alunos que se formam no primeiro semestre letivo de 2013 acontecerá entre os dias 16 e 18 de setembro, com cerimônias às 19h e às 21h, no Cine-Theatro Central. A entrega das becas começa em 9 de setembro e vai até o dia 11. Os formandos poderão pegar os trajes entre 8h e 18h, no Anfiteatro das Pró-reitorias da UFJF, que fica no prédio da Reitoria, no Centro do campus. A exceção é para os alunos dos cursos de educação a distância, que deverão procurar orientações sobre a retirada de becas junto à assessoria de comunicação do Centro de Ensino a Distância (Cead).

Os alunos que não puderem comparecer, podem enviar representantes. Cada aluno terá direito a oito convites, dois VIPs e seis livres. Os ingressos para o evento serão entregues juntamente com as becas. No ato da retirada dos trajes, os alunos deverão informar um endereço, ao qual serão encaminhados um DVD com a gravação da solenidade e uma fotografia.

Recomenda-se que os graduandos cheguem ao local da cerimônia com uma hora de antecedência para que seus nomes sejam checados e aprovados. Para receber o diploma, os estudantes não podem ter pendência com as bibliotecas da UFJF. Tais informações podem ser checadas por meio da ferramenta virtual Siga.

quadro_colacao

Outras informações: (32) 2102-3966/ 3968 (Secretaria de Comunicação)

Atualização: Diferentemente do que foi informado, serão disponibilizados oito convites, e não sete.