Sua senha é segura?
O site http://www.passwordmeter.com/(abre nova janela) disponibiliza gratuitamente uma ferramenta bastante útil para criação e verificação de senhas seguras.
Dicas e regras para criação de senha segura
Para criar uma senha segura, é uma boa ideia observar as seguintes instruções:
- Crie uma senha de no mínimo oito caracteres — Quanto mais longa a senha, melhor.
- Misture letras em caixa alta e baixa — A maioria dos sistemas é sensível a maiúsculas e minúsculas, portanto misture-as para criar uma senha mais forte.
- Misture letras e números — Adicionar números a senhas, especialmente no meio delas (não apenas no começo e fim), pode aumentar a força da senha.
- Inclua caracteres não alfanuméricos — Caracteres especiais como &, $ e @ podem aumentar bastante a força de uma senha.
- Não Anote Sua Senha— Nunca guarde uma senha em papel. É bem mais seguro memorizá-la.
- Não Use a Mesma Senha Para Vários Serviços — É importante criar senhas separadas para cada serviço. Desta maneira, se uma senha for descoberta, todos os seus serviços estarão em risco imediato. O mínimo neste sentido seria não utilizar por exemplo, para serviços bancários, a mesma senha utilizada para sites de redes sociais ou entretenimento.
- Não Use Palavras Reconhecíveis — Palavras como nomes próprios, palavras de dicionário ou até termos de shows de televisão ou novelas devem ser evitados, mesmo que sejam finalizados com números.
- Não Use Palavras em Idiomas Estrangeiros — Programas de cracking de senhas frequentemente checam listas de palavras que incluem dicionários de muitos idiomas. Confiar em idiomas estrangeiros para proteger senhas não é seguro.
- Não Use Informações Pessoais— Fique longe das informações pessoais. Se o atacante souber quem você é, ele terá facilidade em descobrir sua senha.
Alguns exemplos de senhas inseguras:
“Seu nome”
“O nome de animais de estimação”
“O nome de familiares”
“Quaisquer datas de aniversário”
“Seu número de telefone ou código postal”
“Placa de carro”
- Não Inverta Palavras Reconhecíveis — Bons verificadores de senha sempre revertem palavras comuns. Portanto, reverter uma senha ruim não a torna mais segura.
- Escolha uma senha que você possa lembrar — A melhor senha do mundo de nada adianta se você não conseguir lembrá-la. Então, use acrônimos ou outros dispositivos mnemônicos para ajudá-lo a memorizar senhas.
Com todas estas regras, parece difícil criar uma senha que siga todos os critérios e evitar as características de um senha ruim. Felizmente, há alguns passos simples a seguir para gerar uma senha memorizável e segura.
Metodologia de Criação de Senha Segura
Há muitos métodos usados para criar senhas seguras. Um dos mais conhecidos envolve acrônimos. Por exemplo:
- Pense em uma frase de fácil memorização para você, como:“o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da pátria neste instante.”
- Em seguida, transforme-a num acrônimo (incluindo a pontuação):osdlerfbncdpni.
- Adicione complexidade substituindo letras por números e símbolos no acrônimo. Por exemplo: substitua n por 9 e a letra d pelo símbolo arroba (@):os@lerfb9c@p9i.
- Adicione mais complexidade colocando pelo menos uma das letras em caixa alta (maiúsculo), como F:os@lerFb9c@p9i.
- Finalmente, nunca use este exemplo (os@lerFb9c@p9i.) como uma de suas senhas. Senhas devem ser únicas!