O CGCO criou uma diretriz para compras de access point pelas unidades e setores da Universidade com o intuito de otimizar e melhorar os serviços de wifi no Campus da UFJF. Essa recomendação visa auxiliar e dirimir as dúvidas na compra de roteadores para as unidades.
Atualmente, temos alguns problemas com uso de access point, no Campus, cada unidade adquire um determinado (AP) de um fabricante e isso tem gerado grandes transtornos pois em sua grande maioria eles não são compatíveis com a controladora que possuímos no CGCO para fazer o gerenciamento dos (APs). Esses equipamentos quando instalados na rede wifi da UFJF acabam comprometendo os serviços de Tecnologia da Informação da Universidade, pois eles interferem na distribuição do IP’s, endereço de rede, assim os usuários ficam sem acesso à wifi ou a conexão torna-se lenta.
Os Access Point deverão ser compatíveis com as controladoras existentes no CGCO para fazer o Gerenciamento de AP’s.
Será necessário fazer uma estimativa de quantas pessoas utilizarão o AP.
A compra dos AP’s deverá ser realizada conforme processo estabelecido na IN 94/2022.
O Comitê Gestor de T.I. aprovará a compra do AP.
Estamos sugerindo que todos os (APs) adquiridos pela setores da UFJF sejam da marca Ruckus. Salientamos que, conforme a lei 14.133/2021 artigo 41, inciso I e também a súmula 270 do TCU, em licitações referentes a compras, inclusive de softwares, é possível a indicação de marca, desde que seja estritamente necessária para atender exigências de padronização e que haja prévia justificação.