Gerência de Projetos
A Gerência de Projetos é responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de apoio ao funcionamento da universidade. Além disso, trabalha em conjunto com o Escritório de Processos (EP) automatizando os processos mapeados pelo EP e sugerindo soluções que tornem o trabalho do setor afetado pelo projeto mais eficiente e produtivo.
Conta atualmente com uma equipe de 13 servidores, sendo eles 11 analistas de tecnologia da informação e 2 técnicos de tecnologia da informação.
Gerência de Suporte
A Gerência de Suporte é responsável por gerenciar a equipe de suporte e supervisionar o atendimento dos chamados que chegam por meio da Central de Serviços de TI. Esses chamados estão relacionados aos sistemas de tecnologia da informação da UFJF que são mantidos direta ou indiretamente pelo CGCO.
Além disso, cabe à gerência:
– fazer a interface da equipe de suporte com as demais equipes do centro, com a direção e com o conselho diretor do CGCO;
– responder oficialmente à direção sobre o andamento dos chamados;
– estimular a troca de conhecimento entre as equipes de sistemas e suporte;
– auxiliar os atendentes da equipe da Central de Serviços de TI.
Gerência de Infraestrutura de TI
Inserida no contexto da Tecnologia da Informação (TI) e atuando juntamente com a Gerência de Projetos, é responsável pelo gerenciamento lógico do backbone da rede de dados da UFJF, pelos serviços de Internet e pela segurança da informação.
Para manter a rede em funcionamento contínuo, vários serviços técnicos são executados. Para tanto, conta com o trabalho de profissionais de TI pós-graduados em Telecomunicações e Redes. Para serviços de manutenção e suporte a usuário, conta ainda com o apoio do Laboratório de Hardware e empresas terceirizadas, subordinados à Pró-Reitoria de Infra-Estrutura.
É responsável pelo Data Center da UFJF, onde estão instalados os servidores, roteadores, equipamentos de distribuição de fibra ótica, equipamentos de telecomunicações, monitores, alarmes e outros dispositivos.
As principais funções atualmente desempenhadas pela Gerência de Infraestrutura de TI são:
– Monitoramento, gerenciamento e configuração do backbone da rede de dados e dos equipamentos de telecomunicação.
– Implantação e gerenciamento de rede sem fio no campus.
– Desenvolvimento de soluções lógicas usando recursos de hardware e software específicos para rede.
– Hospedagem de sites do domínio .ufjf.br.
– Criação e suporte para Webmail e listas de e-mails.
– Instalação, monitoramento e atualização de servidores.
– Segurança da informação.
– Manutenção de sistemas de alta disponibilidade, tais como link internet RNP, Webmail, portal UFJF, banco de dados, SIGA entre outros.
– Administração dos recursos de hardware e dos Sistemas Operacionais instalados no Data Center.
– Estudo de novas tecnologias e soluções.
– Uso extensivo e pesquisa de software livre.
Gerência de Governança e Aquisições de TIC
A Gerência de Governança e Aquisições de TIC é responsável pelas ações nos processos de adequação da Instituição às práticas de Governança de TI, onde se aplicarem.
Nesse contexto, executa as seguintes atividades:
– processos de aquisições de TI, desde a demanda inicial à entrega do produto, participando com a análise, acompanhamento, suporte, participação do Integrante Técnico da Equipe de Planejamento de Compras, além da elaboração e materialização da documentação exigida pela IN94/2022 (abre nova janela)
– gestão de contrato de outsourcing de impressão;
– representação da Instituição junto à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia nos processos de transformação digital;
– gestão de certificados digitais funcionais da Instituição emitidos pela RNP na raiz ICPEdu;
– adequação ao atendimento da Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais – LGPD e normativas correlatas;
– gestão de riscos de TI.