Fechar menu lateral

Descontinuação da plataforma de webconferência (BBB) no SIGA

Gostaríamos de comunicar uma importante atualização relacionada ao nosso serviço de webconferência baseado no BigBlueButton (BBB) utilizado através do SIGA.

O serviço de webconferência tem sido uma ferramenta fundamental para nossas comunicações e colaborações nos últimos anos, especialmente durante o período desafiador da pandemia de COVID-19. Ele permitiu que mantivéssemos nossas atividades acadêmicas, reuniões, palestras e colaborações remotas com eficácia e segurança.

No entanto, gostaríamos de informar que em breve o serviço BBB não receberá mais suporte ou manutenção por parte do CGCO. A aplicação continuará disponível por tempo indeterminado, mas não ofereceremos assistência para resolução de problemas ou suporte em relação a seu uso.

A decisão de descontinuar o suporte ao BBB se deve a várias razões, incluindo o fato de ser um serviço difícil de dar suporte e termos à nossa disposição alternativas de serviços de webconferência em nuvem que oferecem vantagens significativas em termos de confiabilidade, escalabilidade e funcionalidades avançadas.

Não há necessidade de cancelar as reuniões próximas já agendadas, porém, recomendamos que todos os usuários migrem para as seguintes alternativas, que oferecem benefícios substanciais:

  • 1. Google Meet (abre em nova janela): O Google Meet é uma plataforma confiável e fácil de usar para reuniões virtuais e colaborações em equipe. Com a transição para o Google Meet, você se beneficiará das seguintes vantagens:
    • Confiabilidade: Não será mais afetado por problemas de conexão com a internet ou desligamentos de energia em nossa infraestrutura local, pois o Google Meet é baseado em nuvem e altamente disponível.
    • Suporte abrangente: O Google fornece extensas documentações e suporte para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o serviço. Você pode encontrar informações úteis na Página de Ajuda Google Meet (abre em nova janela) .
    • Licença Education Plus: A UFJF adquiriu licenças extras no Google Workspace, permitindo que professores e TAEs possam usufruir recursos do Google Meet que não estão disponíveis para as contas gratuitas.
  • 2.  ConferênciaWeb da RNP (abre em nova janela): O serviço ConferênciaWeb da RNP oferece uma versão mais atualizada do BBB, com funcionalidades aprimoradas e suporte dedicado. As vantagens incluem:
    • Hospedagem na nuvem: Não será mais necessário depender de nossa infraestrutura local; você terá acesso a um serviço estável e sempre atualizado.
    • Maior funcionalidade: O ConferênciaWeb oferece funcionalidades adicionais e aprimoradas em comparação com nossa instalação atual do BBB. Para obter orientações detalhadas sobre o serviço, consulte a Página de Ajuda ConferênciaWeb da RNP (abre em nova janela) .
    • Interface semelhante à atual: Por se tratar de um serviço que também é baseado no BigBlueButton, a interface é muito parecida com a versão hospedada no CGCO.

Lamentamos qualquer inconveniência que esta mudança possa causar, mas acreditamos que, a longo prazo, essas alternativas proporcionarão uma experiência mais confiável e eficiente para todos os usuários.