Fechar menu lateral

CONCEA INFORMA: MCTIC lança prêmio para métodos alternativos ao uso de animais em atividades de pesquisa

 
O objetivo é impulsionar a pesquisa científica e buscar novas abordagens para incorporação à Rede Nacional de Métodos Alternativos, iniciativa que tem servido de inspiração para outros países. A ideia é promover a redução no uso dos animais em pesquisas e, sempre que possível, adotar a substituição.
 
Estudantes de pós-graduação e profissionais com atuação em métodos alternativos à experimentação animal em atividades de pesquisa e ensino podem se inscrever no “Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos”. Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a premiação tem por objetivo revelar talentos e impulsionar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de experimentação animal.
 
Dividido em duas categorias – Produção Acadêmica e Desenvolvimento Tecnológico & Inovação, o prêmio vai conceder R$ 15 mil ao primeiro lugar de cada categoria. Todas as propostas devem estar alinhadas ao princípio dos 3Rs (Redução, Refinamento ou Substituição, na sigla em inglês) para o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
 
As inscrições para o “Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos” podem ser feitas até o dia 20 de outubro pela página da Renama, onde também estão disponíveis o regulamento e outras informações. Esta iniciativa do MCTIC tem o apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cooperação da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco no Brasil), e patrocínio do Grupo Boticário.