Fechar menu lateral

Artigos

Clique nos títulos para acessar os artigos, e na “Fonte” para acessar o site em que o artigo foi publicado originalmente.

.

2012/07

ALIANE, C. S. M., CÉSAR, E. T., COSTA, L. A. S.

Tabela Periódica Interativa: uma ferramenta para o ensino de Química e formação docente em centros de ciências. (Abre em nova guia.)

Fonte (em “Cláudia Sanches de Melo Aliane”) (abre em nova guia)

.

2012/09

SILVA, V. F., FREITAS, M. S.

Formação Docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada. (Abre em nova guia.)

Fonte (artigo número 86) (abre em nova guia)

.

2013/01

BASSOLI, F.

O processo de apropriação da bioexposição “A Célula ao Alcance da Mão” em um centro de ciências: desafios da mediação. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2013/02

SILVA, V. F.

Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2013/03

TEIXEIRA, C. H. S.

Enfoque CTSA no ensino de astronomia: uma investigação de possibilidades por meio da astronáutica. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2013/05

BASSOLI, F., LEOCÁDIO, D.

Práticas inclusivas em espaços não-formais: compartilhando experiências. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2013/07

ALIANE, C. S. M.

O espaço não formal revisitado: discussões acerca da educação química. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2013/09

BASSOLI, F., CÉSAR, E. T., CARVALHO, V., LADEIRA, M., ALIANE, C. S. M., LEOCÁDIO, D.

Investigando os saberes da mediação mobilizados durante visitas escolares à exposição “Cadê a Química?”. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2014/03

PYRAMIDES, C. M. M.

Formação Continuada de professores de química e o ensino experimental na perspectiva do professor reflexivo. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2014/04

SILVA, V. F., FREITAS, M. S.

Formação continuada de professores & centro de ciências: estudo sobre uma experiência com docentes de Química. (Abre em nova guia.)

Fonte (em “Anais do Evento”, artigo número 555) (abre em nova guia)

.

2014/11

MARTINS, R. H. O.

A exposição “A Célula ao Alcance da Mão”: reconfiguração de um espaço de aprendizagem. (Abre em nova guia.)

Fonte (campo 11, pp. 104-113) (abre em nova guia)

.

2015/08

CÉSAR, E. T., REIS, R. C., ALIANE, C. S. M.

Tabela Periódica Interativa. (Abre em nova guia.)

Fonte (em “Tabela Periódica Interativa”) (abre em nova guia)

.

2015/09

LEOCÁDIO, D.

Centro de Ciências sob o olhar de professores: leituras possíveis em visitas escolares ao Centro de Ciências da UFJF. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2017/09

ROSA, F. B.

Desenvolvimento profissional docente: contribuições e limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores de Ciências da rede pública de Juiz de Fora (MG). (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2017/10

BASSOLI, F., LOPES, J. G. S., CÉSAR, E. T.

Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2018/05

ALIANE, C. S. M., REIS, R. C., CÉSAR, E. T., LOPES, J. G. S.

Lona Periódica: promovendo reflexões em um processo de formação continuada com professores de Química. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2018/08

ALIANE, C. S. M.

Tabela periódica interativa: contribuições de uma proposta de educação não formal para a formação continuada de professores de química. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2018

CÉSAR, E. T., REIS, R. C., ALIANE, C. S. M., GERALDO, P. A., MARTINS, L.

Minitabela Periódica Interativa: divulgando a Química através de um objeto educacional. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2019/02

EIRAS, W. C. S.

Protagonismo autônomo de crianças por meio de brincadeiras científicas investigativas na educação em ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)

.

2020/11

FONSECA, E. G.

Ferramenta de conectividade virtual em espaços não formais de aprendizagem: uma experiência no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora. (Abre em nova guia.)

Fonte (abre em nova guia)