Kits da Experimentoteca
- Decomposição das rochas para formar o solo (Solo 1),
Decomposição do solo (Solo 4) e
Decomposição de materiais no solo (Solo 5) - Permeabilidade do solo (Solo 2)
- Preparação de um solo agrícola (Solo 3)
- Existência do ar (Ar 1) e
Combustão em recipiente fechado (Ar 6) - Expansão e contração elásticas e térmicas do ar (Ar 2),
O ar quente sobe no meio do ar frio (Ar 3) e
Princípio da máquina térmica (Física 6) - Pressão atmosférica A (Ar 4) e Pressão atmosférica B (Ar 5)
- Estados físicos da água (Água 1)
- Destilação (Água 2)
- Flutuação e empuxo (Água 3) e
Tensão superficial (Água 4) - Evolução (Seres 1)
- Microscopia (Seres 2)
- Doenças do Brasil (Seres 3)
- Reprodução (Seres 4)
- Metabolismo das plantas (Seres 5)
- Cadeia alimentar (Seres 6)
- Interações dos seres vivos (Seres 7) e
Sucessão ecológica (Seres 9) - Adaptação dos seres vivos (Seres 8)
- Morfologia dos invertebrados (Seres 10)
- Aparelho digestório (Corpo 1)
- Aparelho respiratório (Corpo 2)
- Aparelho excretor (Corpo 4)
- Estrutura óssea (Corpo 5)
- Aparelho reprodutor masculino e feminino (Corpo 6)
- Sistema nervoso: órgãos dos sentidos (Corpo 7)
- Dimensão do átomo (Química 1)
- Processos físicos e químicos (Química 2)
- Separação de misturas (Química 3)
- Eletrólise da água (Química 4)
- Ácidos e bases (Química 5)
- Noções de concentração (Química 6)
- Estequiometria (Química 7)
- Olimpíada das coordenadas (Física 1)
- Máquina simples (Física 2)
- Espaço, tempo e velocidade (Física 3)
- Termometria (Física 4)
- Transferência de calor (Física 5)
- Eletrostática (Física 7)
- Caminho da eletricidade (Física 8)
- Lei de Ohm (Física 9)
- Magnetismo e eletromagnetismo (Física 10)
Solo 1: Decomposição das rochas para formar o solo (faz parte do kit 1)
Observar e comparar como o aquecimento/resfriamento das rochas geram rachaduras e contribuem para a formação do solo. Faz-se através do aquecimento de lâminas e lamínulas na lamparina e posterior resfriamento em água.
Solo 2: Permeabilidade do solo (faz parte do kit 2)
Diferenciar a permeabilidade de diversos tipos de solo, suas características e usos específicos. Através do kit, pode-se instigar o aluno sobre o tema da impermeabilização das cidades e as enchentes. Faz-se através de diferentes materiais do solo que são misturados e colocados em funil com filtro de papel, e observa-se o tempo que a água passa através deles.
Solo 3: Preparação de um solo agrícola (faz parte do kit 3)
O kit contém amostras de areia, argila seca, calcário e húmus e material para plantio. Equipes de alunos devem preparar uma amostra de solo agrícola e plantar sementes de feijão nesse solo e realizar ainda um experimento controle plantando sementes de feijão no substrato “puro”. Com isso pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre a composição do solo e germinação de sementes.
Solo 4: Decomposição do solo (faz parte do kit 1)
O kit contém material que permite aos alunos aquecerem um pouco de terra, possibilitando o reconhecimento de diferentes componentes nesta amostra de solo. Os alunos responderão a um questionário no decorrer da prática que os orientará e possibilitará um melhor entendimento do processo. Reconhecer a matéria orgânica e inorgânica que compõe o solo. Através do aquecimento, os materiais são decompostos e podem ser observados durante a experiência.
Solo 5: Decomposição de materiais no solo (faz parte do kit 1)
O kit contém material para que os alunos enterrem diferentes itens (insetos, folhas, pregos, vidros) e durante as semanas posteriores, observem e anotem o que aconteceu com o material enterrado, comparando seus diferentes tempos de decomposição. A duração da atividade desse kit é de 4 a 5 semanas.
Ar 1: Existência do ar (faz parte do kit 4)
Algumas coisas que existem na natureza são chamativas para os olhos. Outras, como o ar que respiramos, nem mesmo conseguimos enxergar. Mas como provar a existência de algo que não podemos ver? Neste experimento, de uma forma simples e com experiências fáceis de realizar, mostra-se que o ar existe e ocupa espaço. Apagam-se velas e enchem-se bexigas de formas diferentes de modo que, ao fim da apresentação, seja possível enxergar o ar com os olhos do conhecimento e se perceber que a ciência pode ir além do que podemos ver tocar ou enxergar.
Ar 2: Expansão e contração elásticas e térmicas do ar (faz parte do kit 5)
Este experimento tem por finalidade familiarizar o aluno com a expansão e contração térmica do ar, e mostrar como o mesmo se comparta quando é aquecido e resfriado, bem como a ideia de que, objetos se deformam quando submetidos à variação de temperatura.
Ar 3: O ar quente sobe no meio do ar frio (faz parte do kit 5)
O processo de aquecimento do ar por meio de uma chama mostra o surgimento de correntes de convecção, ou seja, o ar quente sobe, enquanto o ar frio desce. Neste Kit, se observa o ar quente saindo de uma lata de alumínio, ou impulsionando o movimento de uma ventoinha. Tal experimento permite explicar muitas aplicações do movimento do ar em equipamentos e fenômenos do nosso dia-a-dia.
Ar 4: Pressão atmosférica A e Ar 5: Pressão atmosférica B (fazem parte do kit 6)
Pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera, devido a existência do ar em torno de nosso planeta. Este kit permite a realização de experiências com artefatos simples como, por exemplo, seringas de injeção. Assim é possível perceber os efeitos interessantes da ação da pressão atmosférica, seus efeitos e suas aplicações na ciência em geral e no cotidiano.
Ar 6: Combustão em recipiente fechado (faz parte do kit 4)
Baseado nos preceitos físicos, pode-se dizer que os experimentos com recipientes fechados tem o objetivo básico de mostrar a evidência do oxigênio , seus efeitos sobre os corpos, e suas propriedades quando submetido a uma determinada situação. O Kit possibilita realizar experiências que discutem o preenchimento real do chamado “vazio” discutindo o que pode estar dentro de um recipiente após um processo de queima do oxigênio. Será que o oxigênio desapareceu simplesmente?
Água 1: Estados físicos da água (faz parte do kit 7)
Devido à variação da temperatura, as moléculas da água podem se reorganizar, mudando assim o seu estado físico. Esse Kit permite fazer com que sejam visualizados os modos pelos quais podem ser atingidos os estados sólido, líquido e de vapor (ou gasoso) da água.
Água 2: Destilação (faz parte do kit 8)
A ebulição de cada substância ocorre em temperaturas diferentes. O Kit permite realizar a experiência, que mostra a destilação de uma mistura sólido-líquido. Mostra-se, então, que é possível separar a parte sólida da parte líquida através desta técnica.
Água 3: Flutuação e empuxo (faz parte do kit 9)
O Kit tem como objetivo mostrar a ação da força de empuxo, uma força que qualquer fluido exerce sobre um corpo nele mergulhado e, que não tem relação com a natureza do corpo imerso no fluido. São utilizados diversos materiais, e é demostrado o funcionamento de submarinos com base na aplicação do conceito de empuxo.
Água 4: Tensão superficial (faz parte do kit 9)
A água, assim como outros líquidos, se comporta como se tivesse uma pequena membrana, que é uma película bem fina que se forma sobre os líquidos. Uma maneira de observar sua presença é colocar objetos sobre a mesma. Este kit permite realizar experimentos utilizando a água e que comprovam a existência dessa membrana.
Seres 1: Evolução (faz parte do kit 10)
O Kit é composto por três Experimentos:
- Conhecendo os seres: com o auxílio de painéis e cartas contendo informações sobre as Eras Geológicas, o aluno será capaz de identificar as etapas do processo evolutivo, correlacionando-as com as Eras.
- Medindo o tempo: o aluno poderá mensurar a duração de cada Era Geológica adquirindo, assim, a noção do tempo de duração de cada uma.
- “Fabricando” um fóssil: o experimento enfatiza a importância dos fósseis como indicativos do processo evolutivo. Utilizando materiais simples como recipientes plásticos, argila, folhas, ossos, os alunos poderão “fabricar” fósseis e analisá-los.
Obs.: O Kit contém um DVD que aborda temas como origem da vida, naturalismo, criacionismo, evolucionismo e seleção natural.
Seres 2: Microscopia (faz parte do kit 11)
O kit possui 5 microscópios e material para fazer lâminas com esfregaço bucal, sangue e tecido vegetal.
- Esfregaço bucal: utilizando a coloração azul de metileno, será possível observar as células da mucosa da boca, bem como a membrana, citoplasma e às vezes o núcleo.
- Sangue: é possível observar hemácias.
- Tecido vegetal: é possível observar a organização das células, parede, citoplasma, cloroplastos e estômatos.
Seres 3: Doenças do Brasil (faz parte do kit 12)
O kit possui fichas com informações contendo o causador, sintomas e etc, de diversas doenças comuns no Brasil, através da utilização da chave de identificação, é possível descobrir o nome das mesmas. Nas resinas observa-se alguns hospedeiros (molusco e insetos) dessas doenças.
Seres 4: Reprodução (faz parte do kit 13)
O kit possibilita a realização de 2 práticas relacionadas ao ciclo de vida animal e vegetal. Em uma delas, o professor poderá demonstrar aos alunos os diferentes estágios de germinação de sementes e diferenciação de estruturas. Na segunda, deverá ser observado o desenvolvimento e reprodução de moscas drosófilas em cativeiro (ovo, larva, pupa, adulto).
Obs.: A duração da prática é em torno de 10 dias.
Seres 5: Metabolismo das plantas (faz parte do kit 14)
O kit contém material para realização de 3 experimentos que demonstram os processos de condução, fotossíntese e transpiração, permitindo ao aluno compreender a importância desses processos para a manutenção da vida das plantas.
- No experimento sobre condução, os alunos mergulham uma flor branca em água com anilina e podem observar a mudança em sua tonalidade.
- No experimento sobre transpiração é possível observar o desprendimento de vapor d’água da planta colocando-a em um saco plástico e em seguida amarrando-a.
- No experimento sobre fotossíntese os alunos mergulham uma planta em solução de bicarbonato de sódio e observam esse fenômeno quando a aproximam de uma fonte luminosa.
Seres 6: Cadeia alimentar (faz parte do kit 15)
O kit possui fichas com informações sobre animais e plantas para a construção de diversas cadeias alimentares. Também contém instruções e viseiras para as dramatizações com os temas: “Presa e Predador” e “Controle Biológicos”, através dos quais compreende-se a transferência de energia ao longo dos níveis tróficos e o funcionamento dos controladores biológicos.
Seres 7: Interações dos seres vivos (faz parte do kit 16)
O objetivo desse kit é apresentar as principais relações entre os seres vivos, salientando a importância dessas para a sua sobrevivência. Para isso dispõe de um vídeo que apresenta relações como inquilinismo, protocooperação, mutualismo, competição, etc. Há ainda instruções para a realização de um jogo com os alunos onde eles, divididos em grupos, terão que agrupar determinado componente (p.ex. cobra, criança com piolho, flor, peixe comendo minhoca) em uma categoria (homem, plantas, animais) exclusiva ou em suas interseções.
Seres 8: Adaptações dos seres vivos (faz parte do kit 17)
O kit contém 5 painéis com figuras coloridas e um conjunto de 6 seres vivos em resina plástica e réplica que tratam das adaptações relacionadas à defesa, alimentação, reprodução e ambientes vegetal e animal, e que permitem ao aluno conhecer as adaptações de alguns seres vivos, relacionando-as à sua sobrevivência no meio ambiente. Contém ainda uma fita de vídeo de aproximadamente 5 minutos e um álbum de fotos.
Seres 9: Sucessão ecológica (faz parte do kit 16)
O kit contém uma fita de vídeo de aproximadamente 7 minutos e ilustrações em lâmina de transparência e papel couché (7 unidades). Os alunos sobrepõem as ilustrações mediante as informações fornecidas, de maneira que ocorra uma seqüência evolutiva de acontecimentos. Em seguida leem um texto, respondem um questionário e fazem um jogo de palavras cruzadas
Seres 10: Morfologia dos invertebrados (faz parte do kit 18)
O kit contém: réplicas de diversos invertebrados; crustáceos, insetos e moluscos fixados em resina; fotos e esquemas; e fichas. Nas fichas existem informações quanto à morfologia desses e quando trabalhadas em conjunto com as réplicas, resinas e fotos, auxiliam na identificação e memorização dos mesmos.
Corpo 1: Aparelho digestório (faz parte do kit 19)
O kit possui materiais para a realização de experiências, que demostrarão a digestão in vitro através de reagentes químicos e produtos orgânicos. São sugeridas 2 práticas, sendo uma de curta duração (1 hora) e outra que os resultados só poderão ser avaliados depois de 24 horas.
Corpo 2: Aparelho respiratório (faz parte do kit 20)
O kit é composto por 3 práticas que possibilitam o professor demonstrar os aspectos básicos da respiração, como a presença de CO₂ na expiração através de reações químicas. Também há modelos de pulmões artificiais e a demonstração da capacidade respiratória que varia de uma pessoa para outra.
Corpo 4: Aparelho excretor (faz parte do kit 21)
O kit permite a visualização da perda diferenciada de água pelo organismo, através do suor, em diferentes partes do corpo humano utilizando-se de tiras de papel cobalto que mudam de cor em contato com a água.
Corpo 5: Estrutura óssea (faz parte do kit 22)
O kit evidencia os diferentes constituintes ósseos. Submetendo ossos de galinha a situações como fogo e meio ácido os alunos poderão comprovar a existências dos constituintes orgânicos e inorgânicos, observando o que a ausência de cada um destes provoca nos ossos.
Corpo 6: Aparelho reprodutor masculino e feminino (faz parte do kit 23)
O kit possui modelos anatômicos em resina plástica dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, possibilitando a visão externa e interna dos mesmos e relatórios que podem ser preenchidos pelos alunos.
Corpo 7: Sistema nervoso: órgão dos sentidos (faz parte do kit 24)
O kit traz um roteiro de uma série de experimentos para a percepção dos 5 sentidos e material tais como essências (para estímulo do olfato) e soluções (de sacarose, NaCl, ácido acético, etc. – para estímulo do paladar), que permitem ao aluno perceber como o sistema nervoso responde aos diferentes estímulos, que provêm do ambiente.
Química 1: Dimensão do átomo (faz parte do kit 25)
Neste kit, os alunos podem ter uma ideia da dimensão do átomo através do uso de materiais comuns como borracha, clipes…
- Eletrização por atrito: onde o aluno percebe que no átomo existem partículas Eletrizadas (cargas positivas e negativas).
- Teste de chama: nele os alunos podem perceber o fenômeno do salto quântico, onde o elétron ao retornar para sua camada de origem libera a energia acumulada na forma de luz.
Química 2: Processos físicos e químicos (faz parte do kit 26)
- Processo físico: mudanças de estado sólido para gás.
Sublimação do iodo: pode-se observar a fumaça roxa do iodo e a solidificação de novo nas bordas do vidro. - Processo químico: reações endotérmicas, exotérmicas.
Reações:
a) Hidróxido de bário com tiocianato de amônio (endotérmica)
b) Hidróxido de sódio com sulfato de cobre (precipitação)
c) Água com carbeto de cálcio (liberação de gás)
Química 3: Separação de misturas (faz parte do kit 27)
- Cromatografia: com o auxílio de canetas esferográficas de cores diferentes podemos ver as cores que compõem as tintas das canetas.
- Filtração: filtra-se um a solução de sal, água, areia e limalha de ferro.
- Imantação: dos materiais retidos no filtro (areia e limalha) separa-se a limalha de ferro da areia.
- Destilação: da mistura filtrada (sal e água) destila-se e separa-se o sal da água.
Química 4: Eletrólise da água (faz parte do kit 28)
Neste experimento, com auxílio de urna bateria, passa-se uma corrente elétrica pela água e, são produzidos o gás hidrogênio (H₂) e oxigênio (O₂) em cada pólo da célula.
Química 5: Ácidos e bases (faz parte do kit 29)
Neste kit fazem-se vários testes com diferentes soluções para indicar se elas apresentam um caráter acido ou básico. Para isto, utilizamos o azul de timol e a fenolftaleína como indicadores.
Soluções testadas:
a) Acido clorídrico.
b) Hidróxido de sódio.
c) Vinagre.
d) Sabão em pó e água.
e) Suco de limão.
f) Leite de magnésia.
Química 6: Noções de concentração (faz parte do kit 30)
- Em cinco tubos de ensaio são colocados diferentes volumes de água e amido. Após isso, em cada tubo, é adicionado iodo e observam-se as diferentes concentrações de amido nos tubos.
- Em cinco tubos de ensaio com água, são colocados os seguintes alimentos: açúcar, polvilho, farinha de trigo, fubá e bolacha moída. Adiciona-se iodo e observam-se as diferentes concentrações de amido em cada um dos alimentos.
Química 7: Estequiometria (faz parte do kit 31)
Em cinco tubos de ensaio contendo hidróxido de bário (Ba(OH)₂) são adicionadas diferentes quantidades de CO₂. Formando assim, diferentes quantidades de um precipitado. O CO₂ adicionado foi gerado misturando bicarbonato de sódio com vinagre.
Física 1: Olimpíada das coordenadas (faz parte do kit 32)
Este kit tem como objetivo fazer com que os alunos se familiarizem com o sistema de eixos cartesianos, através de um jogo de localização de objetos.
Física 2: Máquina simples (faz parte do kit 33)
Este kit trabalha conceitos como alavanca, com um experimento de balança com a interação dos alunos, trabalha também. através de experimentos alguns conceitos sobre roldanas móveis e estáticas, e, ainda propõem uma discussão sobre torque e diagramas de forças.
Física 3: Espaço, tempo e velocidade (faz parte do kit 34)
Este kit tem como objetivo familiarizar os alunos com os conceitos de espaço, tempo e velocidade através de medidas sucessivas e, ainda propõem conceitos de energia e sua conservação envolvida no processo.
Física 4: Termometria (faz parte do kit 35)
Este kit tem como objetivo trabalhar o conceito de temperatura e calor, tirando algumas concepções espontâneas sobre as propriedades físicas envolvidas, trabalha também o comportamento dos materiais quando são aquecidos e, ainda apresenta vários termômetros.
Física 5: Transferência de calor (faz parte do kit 36)
Esta prática tem como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento das três formas mais importante de transferência de calor ( condução convecção e radiação). Ao final dos experimentos, os alunos serão capazes de associarem esses processos com fenômenos que ocorrem no dia-a-dia.
Física 6: Princípio da máquina térmica (faz parte do kit 5)
Este kit tem como objetivo mostrar através de experimentos o funcionamento de uma máquina térmica. Essa prática propõe uma discussão sobre diferença de pressão.
Física 7: Eletrostática (faz parte do kit 37)
Através desse kit, os alunos poderão fazer várias experiências sobre eletrização. As práticas têm como objetivo proporcionar para os alunos o conhecimento de cargas elétricas, tipos de eletrização (indução e condução) e forças elétricas. Além disso, os alunos terão uma noção de soma vetorial.
Física 8: Caminho da eletricidade (faz parte do kit 38)
Este kit tem como objetivo mostrar diversas formas de se acender uma lâmpada, e, através disso os alunos terão conhecimento do significado de materiais condutores e isolantes. Através de experimentos, os alunos aprenderão o que é corrente elétrica e seus percursos nos condutores. Assim, eles poderão fazer uma analogia desse conceito com os fenômenos que ocorrem em seus cotidianos.
Física 9: Lei de Ohm (faz parte do kit 39)
Através das experiências contidas neste kit, os alunos poderão ter um conhecimento sobre corrente elétrica, tensão e resistência elétrica. Também é abordada a relação entre esses conceitos (lei de Ohm). Esse experimento propõe a montagem de um circuito elétrico e ensina a leitura de diversos valores de resistências.
Física 10: Magnetismo e eletromagnetismo (faz parte do kit 40)
Este kit propõe aos alunos experiências com imã, limalha de ferro e circuitos magnéticos. Através disso, os alunos terão conhecimentos de matérias magnéticos e não magnéticos e fenômenos os envolvendo.