Fechar menu lateral

TESTE oficinas

O roteiro para escolas e grupos consiste em:

  • uma sessão do Planetário
  • duas atividades compatíveis, listadas abaixo.

A pessoa responsável pelo agendamento deve escolher essas duas oficinas na plataforma de inscrição, levando em consideração o público-alvo indicado e o tema de cada atividade.

As visitações que ocorrem pela manhã ou tarde tem a duração total de 2h30, contando uma pausa na metade do roteiro para que os alunos façam um lance (providenciado pela escola/grupo) caso queiram. As visitas noturnas duram 2h e não há pausa para lanche.

.

Oficinas por área:

🪐 Astronomia:

  • Observação Astronômica (E.F.1 / E.F.2 / E.M.)

🧬 Biologia:

  • De onde vêm os bebês? (E.F.2)
  • Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia (E.F.1 / E.F.2 / E.M.)
  • O pulsar da vida é o ritmo do Coração (E.F.2 / E.M.)
  • O que os Moluscos têm para nos ensinar? (E.F.1 / E.F.2 / E.M.)

⚡ Física:

  • Acende-Apaga: circuitos elétricos no papel (E.F.1)
  • De onde vêm as cores? (E.F.1)
  • Energia e Eletricidade: entendendo como o mundo se move (E.F.2 / E.M.)
  • Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica (E.F.2 / E.M.)

🏺 História:

  • Fazer Ciência no Sítio Arqueológico (E.F.1 / E.F.2 / E.M.)

📐 Matemática:

  • Conhecendo os Fractais (E.M.)
  • Contando Histórias com a Geometria (Ed. Inf.)
  • O Mistério das Pirâmides (E.F.2)
  • Pavimentando com Mosaicos Geométricos (E.F.1 / E.F.2)

🧪 Química:

  • Aqui tem Química (E.F.2 / E.M.)

.

.

 

Oficina

Área

Ed. Infantil

Ens. Fund. 1

Ens. Fund. 2

Ens. Médio

Descrição

Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia.Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia

Biologia

E.F.1

E.F.2

E.M.

* Esta oficina pode ser alterada dependendo de sua disponibilidade na data escolhida.

Coordenadores: Mariana Fonseca Rossi (Dep. Zoologia/ICB), Ralph Maturano Pinheiro (Dep. Zoologia/ICB), Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Roberto Junio Pedroso Dias (Dep. Zoologia/ICB), Artur Andriolo (Dep. Zoologia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

Explanação sobre os grupos animais e acesso a modelos facilitadores do aprendizado, como: jogos interativos, material audiovisual, modelos didáticos, visualização de espécimes em microscópio e estereoscópio, exposição de artrópodes vivos em terrários, além de vivência sonora com trilhas com acústicas de paisagens naturais. Esculturas em papel machê e cerâmica serão criadas em parceria com o “Projeto Organismo: Sentir a Vida com as Mãos”.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite.
LED verde aceso, representando a oficina Acende-Apaga.Acende-Apaga: circuitos elétricos no papel *NOVA*

Física

E.F.1

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1

Nesta oficina nós apresentamos, de uma forma simples e lúdica, o conceito de circuitos elétricos e como a energia elétrica chega em nossa casa. As crianças recebem uma folha de papel, onde montam um circuito elétrico simples composto por bateria, LED colorido e fita condutora elétrica. Do outro lado da folha está a figura do Quark, o quati mascote do Centro de Ciências, que elas podem colorir. Na montagem, o LED fica no nariz do Quark, que pode acender ou apagar conforme as crianças mexem no circuito.
LED amarelo aceso, representando a oficina Energia e Eletricidade.Energia e Eletricidade: entendendo como o mundo se move *NOVA*

Física

E.F.2

E.M.

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Você sabe qual é a primeira usina hidrelétrica da América do Sul? A partir dessa pergunta, nós vamos mergulhar um pouco na história da geração de energia elétrica, discutir sobre as matrizes energéticas no Brasil e no mundo e conversar sobre fontes renováveis e não renováveis de energia e seus impactos ambientais. Vamos falar sobre Corrente Contínua (DC) e Corrente Alternada (AC). Na segunda parte da oficina, os alunos irão construir um circuito elétrico simples em uma folha de papel, com baterias de lítio, LEDs coloridos e fitas condutoras elétricas.
Roteiro De onde vêm as cores?De onde vêm as cores?

Física

E.F.1

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1

Esta oficina mostra, a partir de um vídeo da série “De Onde Vem?”, como podemos entender a composição de cores do arco-íris como originária da luz branca emitida pelo Sol. Os alunos poderão brincar com vários padrões de cores, observando como as cores do arco-íris podem ser formadas com a utilização de CDs e outros materiais, e também como podemos fazer sombras coloridas. Na segunda parte da oficina, eles irão construir um brinquedo chamado Disco de Newton, em que pintarão as 7 cores do arco-íris em um disco e, ao colocá-lo para girar, poderão observar como a cor resultante é a branca.
Roteiro Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica.Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica

Física

E.F.2

E.M.

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Esta oficina apresenta, sem necessidade de conhecimento prévio, os fenômenos da reflexão e da refração da luz através de demonstrações e experimentos. Os alunos observarão imagens formadas em espelhos planos e parabólicos para perceber a diferença entre imagens virtuais e reais, observarão como a trajetória da luz de um laser muda de direção quando ela passa de um meio para outro (ar-água, ar-óleo-água) e como podemos fazer a luz se mover em uma curva quando em um meio não homogêneo. Ao final, eles construirão um pequeno brinquedo, a Pirâmide Holográfica, em que a reflexão de imagens de um vídeo dá a impressão de se comportarem como um holograma em movimento.
Roteiro Aqui tem Química.Aqui tem Química

Química

E.F.2

E.M.

Coordenador: Eloi Teixeira César (Dep. Ciências Naturais/C. A. João XXIII)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Conta com 10 experimentos interativos com possibilidade de participação e manipulação pelos visitantes. Une teoria e prática, desvendando acontecimentos de nossa vida diária. É uma atividade de caráter inédito no país!
Contando Histórias com a GeometriaContando Histórias com a Geometria

Matemática

Ed. Inf.

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Educação Infantil

Um passeio pela Geometria por meio de uma contação de histórias.
Pavimentando com Mosaicos GeométricosPavimentando com Mosaicos Geométricos

Matemática

E.F.1

E.F.2

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2

Arte e Matemática sempre estiveram juntas. Nesta atividade, a Geometria ganha uma nova dimensão ao compor padrões de pavimentação.
O Mistério das Pirâmides.O Mistério das Pirâmides

Matemática

E.F.2

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2

Atividade cheia de descobertas e aprendizado envolvendo Matemática. Alia História, Geografia e Matemática, discutindo a Geometria das pirâmides de uma forma prática.
Conhecendo os Fractais.Conhecendo os Fractais

Matemática

E.M.

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Médio

Será uma nova Geometria? Nesta atividade apresentamos a teoria fractal como um conteúdo relativamente novo dentro da Matemática, possíveis aplicações, uma construção fractal possível e um Jogo do Caos.
Roteiro O que os moluscos têm para nos ensinar?O que os Moluscos têm para nos ensinar?

Biologia

E.F.1

E.F.2

E.M.

Coordenadoras: Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Maria Alice Allemand (Centro de Ciências)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

A atividade consiste em explorar o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira, despertando os visitantes ao aprendizado com atividades e jogos sobre o tema e sobre os itens da exposição, que tem como objetivo a popularização da ciência. No espaço existe uma extensa coleção de conchas marinhas, terrestres e de água doce e alguns espécimes vivos.

* Esta atividade é incompatível com “O Pulsar da Vida é o Ritmo do Coração”.
Roteiro Fazer Ciência no Sítio Arqueológico.Fazer Ciência no Sítio Arqueológico

História

E.F.1

E.F.2

E.M.

* Esta oficina está disponível 4ª a 6ª feira. de manhã e à tarde. E ela pode ser alterada, dependendo de sua disponibilidade e das condições climáticas.

Coordenadora: Luciane Monteiro de Oliveira (MAEA)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 (recomenda-se a partir do 3º ano), Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Como funciona uma pesquisa científica na Arqueologia? Nesta oficina os alunos, por meio da simulação de uma escavação arqueológica, participarão da demonstração de todas as etapas que envolvem o processo de pesquisa e como o estudo dos vestígios materiais podem nos informar sobre o modo de vida das populações que os produziram.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite, e poderá ser alterada conforme condições climáticas, por ser executada ao ar livre.
Roteiro De onde vêm os bebês?De onde vêm os bebês?

Biologia

E.F.2

* Esta oficina esta disponível apenas 5ª feira de manhã, 5ª feira à tarde e 6ª feira à tarde.

Coordenadora: Maria Inês da Cruz Campos (Dep. Morfologia/ICB)

Público-alvo: 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Nesta oficina será apresentada a evolução da formação dos bebês através da utilização de vídeos, pranchas fotográficas e manequins, além da ilustração com algumas peças anatômicas. Nela as crianças poderão receber maiores informações sobre a concepção dos bebês, bem como sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino, e farão atividades com confecção de peças em EVA, massa plástica, desenhos ou imagens para colorir.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite.
O pulsar da vida é o ritmo do coração.O pulsar da vida é o ritmo do Coração

Biologia

E.F.2

E.M.

Coordenadores: Rodrigo Hohl (Dep. Fisiologia/ICB), Alice Belleigoli Rezende (Dep. Anatomia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Este roteiro combina conteúdo, observação de lâminas no microscópio, atividades monitoradas e jogos para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. Os alunos poderão conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais, e ainda discutir questões sobre a influência da alimentação e da atividade física na prevenção de doenças como o diabetes e a hipertensão, tudo isso dentro da exposição “Vias do Coração” (Fiocruz).

* Esta atividade é incompatível com a atividade “O que os Moluscos têm para nos Ensinar?”.
Observação astronômica.Observação Astronômica

Astronomia

E.F.1

E.F.2

E.M.

Coordenadores: Lucas de Paula Lima Batista (Centro de Ciências), José Luiz Matheus Valle (ICE), Adriano Dias dos Santos (Centro de Ciências)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

No Observatório Astronômico, os visitantes vão acompanhar uma apresentação sobre Astronomia, conhecendo um pouco sobre o universo e os equipamentos para observação. Sob condições climáticas favoráveis, poderão também observar alguns astros no céu diretamente pelos nossos telescópios! Estrelas, planetas, a Lua, nebulosas, aglomerados estelares… esses são alguns corpos celestes que podemos ver do Centro de Ciências!

* Esta atividade só está disponível para escolas e grupos às terças-feiras à noite.