Agenda de escolas será aberta no dia 10 de março

O agendamento de escolas para visitar o Centro de Ciências nos meses de abril a julho de 2020 será aberto na próxima terça-feira, dia 10 de março, a partir das 18 horas.

Neste período, disponibilizaremos quatro roteiros para escolha, dos quais três são inéditos, além de um roteiro noturno para as terças-feiras. Confira abaixo os detalhes de cada roteiro de visitação.

Prédio do Centro de Ciências da UFJF

O Sol e a Energia Sustentável

Atividades: Planetário + Relógio de Sol + Observação solar

Faixa etária indicada: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Descrição:

Este roteiro tem como objetivo apresentar conceitos astronômicos sobre a nossa estrela, considerando medidas de tempo e permitindo aos estudantes e professores construírem um relógio de Sol, colocando-o em uso caso as condições climáticas sejam favoráveis. A montagem do relógio de Sol é acompanhada de explicações sobre a contagem do tempo e sua história. Além disso, é mostrada na prática a mudança das estações do ano através da sombra produzida pela estrela. Nas condições climáticas favoráveis, também é possível observar o Sol através de equipamentos adequados, bem como detalhes da estrela, caso estejam presentes. A visita é complementada com uma sessão de Planetário que acompanha a temática do roteiro, tratando também sobre energia renovável e sustentável.

Caso as condições climáticas não permitam a observação do Sol, é feita uma apresentação com fotografias da nossa estrela, evidenciando detalhes importantes do astro.

Vias do Coração

Atividades: Planetário + Exposição Vias do Coração + Oficina de Anatomia + Oficina de Nutrição

Faixa etária indicada: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Descrição:

Este roteiro combina conteúdo, oficinas, observação de lâminas no microscópio e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. Na Oficina de Anatomia, os visitantes poderão conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais. E na Oficina de Nutrição serão discutidas questões acerca dos rótulos dos alimentos e também sobre a influência da alimentação em nossa saúde.

Fazer Ciência no Sítio Arqueológico

Atividades: Planetário + Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) + Sítio Arqueológico + Oficina de Argila

Faixa etária indicada: Ensino Fundamental 1 e 2.

Descrição:

A Arqueologia é uma ciência que povoa o imaginário social de representações fantásticas e irreais. Em função disso, o Roteiro “Fazer Ciência no Sítio Arqueológico” objetiva, por meio da experimentação, a apreensão de informações de base científica na leitura e interpretação do passado para a construção do conhecimento. O mote é a diversidade dos povos indígenas americanos e as técnicas construtivas que refletem seus saberes e fazeres, como pode ser observado nos objetos da sala do Museu de Arqueoastronomia e na sessão do Planetário. As atividades do roteiro também incluem uma Oficina de Argila, em que os visitantes fazem trabalhos manuais com esse material para a confecção de peças típicas indígenas.

Malacologia e Matemática

Atividades: Planetário + Museu de Malacologia + Laboratório de Ciências e Educação Matemática

Faixa etária indicada: A partir de 4 anos de idade.

Descrição:

Esse novo roteiro conta com uma sessão de Planetário de acordo com a faixa etária dos visitantes. Depois eles vão para o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira – onde podem aprender sobre o tema com atividades e os itens da exposição, que conta com uma extensa coleção de conchas – e para o Laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM) – com um roteiro cheio de descobertas e aprendizado.

Roteiro Noturno (apenas às terças-feiras)

Atividades: Planetário + Observação Astronômica + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária indicada: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio.

Duração da visita: 2h00.

Descrição:

O Roteiro Noturno conta com uma sessão de observação astronômica, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Se o tempo não estiver favorável, a observação é substituída por atividades no Museu de Malacologia ou no Laboratório de Ciências e Educação Matemática. Além disso, o roteiro conta com uma sessão do Planetário e atividades na exposição Aprenda Brincando.

O agendamento todo é feito online através da página de inscrição, que poderá ser acessada a partir de terça-feira, dia 10/03/2020, na página de agendamento de escolas e grupos. Nessa página você pode ler também os termos de agendamento de visitas.

Venha nos visitar!