Fechar menu lateral

Cursos de Formação continuada já estão acontecendo no Centro de Ciências

 

Alunos observando o céu durante a aula de Astronomia

 

 

O Centro de Ciências da UFJF começou o ano de 2011 oferecendo dois cursos de formação continuada. Após a aprovação do projeto “Novos caminhos para o ensino de Ciências nas escolas”, pela Capes, deram início nesse primeiro semestre de 2011 as aulas de Astronomia e Química. Os cursos oferecidos possuem carga horária de 40 horas e tem como público-alvo professores do Ensino Fundamental e Médio.

Ambos os cursos possuem propostas bastante semelhantes:

O curso de Astronomia, que já é oferecido há 4 anos pelo Centro de Ciências, introduz conceitos das várias áreas da Astronomia e oferece práticas, oficinas e aulas de observação do céu, que permitem ao professor aperfeiçoar o ensino do tema, além de compartilhar a elaboração de materiais didáticos. O Planetário e o telescópio são dois dos equipamentos do Centro utilizados nas aulas, que são ministradas pelo Mestre em Física, Cláudio Henrique da Silva Teixeira. Segundo Cláudio, esse curso aborda uma visão política e social da Astronomia e foi bastante procurado por professores da área. “Após o início das atividades, nós tivemos um significativo aumento na procura pelo curso, principalmente pela divulgação que os próprios professores que já haviam iniciado as aulas fizeram. Infelizmente não pudemos atender a todos.”, relatou o professor. As aulas são ministradas às terças- feiras a noite para uma turma de 25 alunos.

Já o curso de Química, que é oferecido pela primeira vez, visa ampliar os conhecimentos da Química, criar condições para o desenvolvimento de materiais didáticos, além de aproximar os conceitos da disciplina à realidade. Um dos principais diferenciais do curso, é a disponibilização de materiais e reagentes para que o professor possa utilizar na sua sala de aula. As aulas são ministradas pelos professores doutores José Guilherme da Silva Lopes e Eloi Teixeira César, e acontecem às segundas- feiras a tarde para uma turma de 15 alunos.

Em ambos os cursos, serão abertas novas turmas no segundo semestre , atendendo mais professores da Educação Básica que atuem nessas áreas.