Centro de Ciências recebe a estudante Rafaela Bovareto

Estudante Rafaella ao lado do telescópio do Observatório Astronômico do Centro de Ciências.

Rafaela Bovareto no Observatório Astronômico do Centro de Ciências. (Foto: Fernando Lobo)

A estudante juiz-forana Rafaela Bovareto, de 15 anos, descobriu oito asteroides que ainda não tinham sido detectados. Ela participou da última edição do programa “Caça Asteroides”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizado no Brasil em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA).

Rafaela visitou o Centro de Ciências ontem, 11 de novembro, onde se encontrou com nosso colaborador na área de Astronomia, prof. Cláudio Henrique da Silva Teixeira, e com o diretor do Centro de Ciências, prof. Marco Antônio Escher. Ela estava acompanhada do pai, o sr. Marcos.

Professor Escher, Rafaella, prof. Cláudio e Marcos em pé em frente aos projetores do Planetário do Centro de Ciências.

Da esquerda para a direita: Diretor do Centro de Ciências, prof. Marco Antônio Escher; Rafaela Bovareto; colaborador na área de Astronomia do Centro de Ciências, prof. Cláudio Henrique da Silva Teixeira; pai da Rafaela, sr. Marcos. (Foto: Fernando Lobo)

Durante a visita ela conheceu o equipamento do Planetário e do Observatório Astronômico, suas funções e especificações. A conversa foi em torno das possibilidades de participação da estudante nas atividades do Centro de Ciências.

Segundo ela, há um interesse pessoal em proferir palestras sobre o tema sob a orientação de profissionais da área, participar de cursos e eventos. O prof. Cláudio enfatizou que uma das funções do Centro é permitir o contato dela com profissionais no Brasil e no exterior, além de apresentar as possibilidades de trabalho e seus campos de pesquisa e ensino.

O Centro de Ciências contribuirá com uma orientação de estudos e preparo para o ingresso dela na Olimpíada Internacional de Astronomia.

Rafaella e seu pai Marcos sentados na sala da direção do Centro de Ciências.

Rafaella e seu pai Marcos e o professor Cláudio sentados na sala da direção do Centro de Ciências conversando.

Rafaella e seu pai Marcos e os professores Cláudio e Escher sentados na sala da direção do Centro de Ciências conversando.

Bate-papo sobre as aspirações e expectativas da estudante. (Fotos: Fernando Lobo)

Leia mais sobre as descobertas de Rafaela pelo programa “Caça Asteroides” na notícia da Tribuna de Minas (abre em nova aba).