Fechar menu lateral

O Apoio à Casa da Ciência continua!!

Já se passaram mais de 3 meses desde que publicamos nossa primeira nota em defesa da Casa da Ciência, e infelizmente a situação continua indefinida.

A bem da verdade, acreditamos que a situação ficou ainda mais grave, pois 2020, ano em que a Casa completa 25 anos, deveria ser apenas de muita comemoração e divulgação da Ciência, e não de preocupação sobre um futuro incerto.

Mesmo que se fale numa “possível” realocação em um novo espaço, entendemos que não se trata apenas da questão material. A Casa da Ciência não é feita apenas de tijolos e cimento. Nestes 25 anos de existência, quanta história, quantas emoções, quanto aprendizado a Casa e as centenas de milhares de crianças e jovens que passaram por lá vivenciaram? Quanta dedicação e coragem para enfrentar os desafios diários da popularização da Ciência todos os funcionários e mediadores tiveram que doar? Além de materiais de construção, as paredes da Casa da Ciência estão impregnadas de amor, de dedicação, de ciência, de felicidade e de tudo de bom que aqueles que lá trabalharam e dos que a visitaram deixaram nesse espaço incrível, que é exemplo e inspiração para todos os outros espaços de Ciência do Brasil.

O Brasil precisa de mais Ciência, de mais Casas da Ciência e mais respeito a suas Instituições que se dedicam a promover o crescimento e o aprendizado de nossas crianças e adolescentes.

 

Cartaz com a hashtag Fica Casa da Ciência UFRJ afixado em um mural do Centro de Ciências.