Fechar menu lateral

Centro de Ciências da UFJF completa 13 anos de funcionamento

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra neste mês de agosto 13 anos de funcionamento, colecionando em sua história ações que promovem a divulgação científica. Inaugurado no dia 26 de agosto de 2006, o Centro de Ciências tem como meta a expansão do conhecimento científico para a sociedade, além de estabelecer relações entre escolas e a Universidade.

Adriano Santos é assistente de laboratório do Centro, e entende o espaço como um lugar para que a sociedade compreenda a importância da Ciência para avançar. “Muitas vezes não nos damos conta de que a Ciência está presente e o quanto ela é importante para a nossa sociedade, sendo que ela está ali no nosso dia-a-dia, estamos rodeados por ela. Fazer parte disso e levar para as pessoas a importância desse espaço é uma experiência gratificante.”

 

“Onde o olhar alcança é a universidade”

 

A professora do Colégio de Aplicação João XXIII Rita de Cássia afirma que muitos dos alunos que visitam o espaço do Centro de Ciências não têm ideia do que espaço pode oferecer a eles e muito menos que faz parte da Universidade. “Alguns chegam aqui e perguntam ‘isso aqui é da Universidade? Porque eu estou vendo o símbolo’, e a gente brinca: ‘dá uma olhada e onde o seu olhar alcança é da Universidade’. Isso vai ser uma referência para que eles cheguem em casa e convidem suas famílias para compor esse espaço tão importante.”

 

WhatsApp Image 2019-08-26 at 21.30.27         

Foto: Bruna Esteves

 

Com apenas 6 anos de idade, a aluna do 1º ano do Ensino Fundamental Lara Debortoli não escondia os sorrisos por estar presente no Centro de Ciências. A aluna ficou maravilhada com o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira e disse ter aprendido muito sobre a vida dos animais ali apresentados. Tácio Amaral, bolsista do Museu de Malacologia, afirma que as crianças sempre ficam surpresas ao ter contato com o Museu e se animam em aprender sobre tudo o que é mostrado a elas. “Muitas das crianças que chegam aqui nunca tinham pisado dentro de um museu. Para elas tudo o que a gente mostra é novidade, e cada pequeno aprendizado delas é uma vitória para toda nossa equipe”, conta. 

As atividades são gratuitas e estão abertas para escolas com agendamento e para o público geral. Entre as atividades, o Centro de Ciências conta com visitas guiadas pelas exposições, além das sessões do Planetário e visitas ao Observatório Astronômico.