Fechar menu lateral

Estão abertas as inscrições para o Curso de Mídias Digitais

site

O Centro de Ciências em parceria com o Grupo de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Computacional, está promovendo o Curso de Mídias Digitais. O curso tem por objetivo capacitar educadores das redes públicas de ensino a utilizar as tantas ferramentas que encontramos disponíveis gratuitamente no meio digital. Algumas dessas ferramentas já estão presentes no cotidiano de muitos professores,  e a nossa finalidade é ajudá-los a explorá-las em sua totalidade para melhoria do ensino, e aos que não conhecem é apresentar os múltiplos benefícios dessas ferramentas.

O objetivo do curso é ajudar o educador a potencializar o ensino dentro de sala de aula e nas instituições, melhorando o desempenho dos alunos e a praticidade da comunicação com a turma, além disso, existem algumas ferramentas, como a Geogebra, PhET e Desmos, que permitem ao aluno realmente enxergar como aquela ciência é aplicada e auxilia na compreensão de conteúdos científicos que exigem mais da imaginação.

Além disso, tem como público alvo os professores de ensino médio e fundamental de Juiz de Fora e Região. Confira abaixo os módulos e horários, as inscrições são LIMITADAS e GRATUITAS.

Os cursos oferecidos serão:

DESMOS – A Matemática Visual: é uma ferramenta gratuita para visualização de gráficos, simples de usar e intuitiva, mas com muitas possibilidades. Ela permite a visualização de gráficos bidimensionais. Nessa plataforma é possível trabalhar com: pontos, equações e inequações, funções limitadas, funções por partes, funções paramétricas, funções trigonométricas e estatísticas, coordenadas cartesianas e polares, derivadas e integrais, somatórios e produtórios (séries), tabelas e regressão estatística.

 

Doodle e Google Agenda – Ferramentas de organização e Disponibilidade de HorárioO Doodle é uma ferramenta social online para desktop e aplicativo mobile que auxilia no agendamento de eventos por meio de votação, todos votam e todos podem acompanhar quais os dias mais votados, horários e etc. Funciona para marcação de encontros, reuniões de trabalho, viagens de fim de semana, convenções entre equipes, grupo de estudos  e qualquer outro evento. o Google Agenda pode ser utilizado em tablets, computadores e celulares, auxilia na organização e planejamento das atividades diárias. O curso auxiliará com: criação de enquetes de texto e data, administração de enquetes e compartilhamento de enquetes.

 

EXCEL – Planilhas Eletrônicas: é um software editor de planilhas com diversas facilidades de cálculo e construção de gráficos através de uma interface simples e intuitiva. Essa ferramenta pode auxiliar o educador na confecção de material didático e outros objetos de aprendizagem. É bastante eficaz para visualização de dados e tem inúmeras possibilidades de construção de gráficos entre outras coisas.

 

GeoGebra – A Matemática Dinâmica: O GeoGebra é um software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos em um único pacote fácil de se usar. Está disponível em diversas plataformas e permite a construção de diversas figuras geométricas, assim como a avaliação de suas características (área, ângulos, etc.), o que é uma forma de despertar o interesse e curiosidade nos alunos sobre a disciplina. A ferramenta aborda: construção de figuras elementares, cálculo de pontos notáveis dos triângulos e utilização da parte algébrica para avaliar o comportamento de funções diversas (linear, quadrática, exponencial, etc.)

 

PhET – A Ciência e a Natureza Simulada: é uma ferramenta dinâmica e interativa para visualizar fenômenos e conceitos da física, matemática, química e biologia. Pode ser executado online pelo navegador ou baixado e executado localmente. Com essa ferramenta os alunos podem visualizar e  interagir com o fenômeno estudado, alterar parâmetros e observar em tempo real as mudanças ocorridas. O objetivo é deixar as aulas mais dinâmicas e compreensíveis despertando o interesse dos alunos. A ferramenta possui, atualmente, 125 simulações diferentes em diversas áreas da ciência.

 

POWER POINT – Apresentações Gráficas: desenvolvido pela Microsoft, é um programa que permite criar e editar apresentações gráficas para posteriormente projetá-las em telas de computador, data-shows, etc. Oferece diversas funcionalidades e também gera arquivos multiplataforma. Oferece a possibilidade de incluir e editar  textos, imagens, sons e vídeos em apresentações, além de animações entre um slide e outro. Possibilita a edição conjunta (várias pessoas podem editar a mesma apresentação).

 

PREZI – Apresentações Dinâmicas: É uma ferramenta inovadora que permite fazer apresentações mais dinâmicas e livres, possuindo uma grande diversidades de recursos gráficos. A barra de ferramenta é leve e de fácil acesso, compatível com imagens (jpg, gif, png, flash, entre outras) e vídeos do Youtube. Tudo é apresentado em uma estrutura, como um imenso mapa mental. É um software de apresentação diferente que prende mais a atenção das pessoas. O curso abordará: criação de apresentações, molduras, trilhas, layouts, temas, inserção de imagens, vídeos e sons, atalhos do teclado além de ferramentas de apresentação e compartilhamento.

 

SCRATCH – Lógica e Programação Divertida: linguagem de programação voltada para o ensino da programação a partir de conceitos matemáticos e computacionais. Desenvolvida para ajudar crianças acima de 8 anos de idade. Ele possibilita criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos. Schatch também permite a personalização através da inserção de sons e imagens, bem como a possibilidade de desenhar e gravar sons dentro da própria ferramenta.

 

SketchUP – Desenhos 3D: é uma ferramenta para apresentação de modelos tridimensionais com uma interface amigável e versátil. Esse software pode ser utilizado por diversas áreas profissionais que queiram desenvolver rascunhos de produtos tridimensionais. É bastante utilizado por arquitetos, Designers de Móveis, Desenhistas Técnicos, Engenheiros, Game Designers, entre outros. Muito utilizado para produção de estudos iniciais e esboços de maquetes, isso porque é possível a visualização de volume nos projetos.

 

WORD – Editor de Texto: processador de texto, com uma ampla gama de recursos e possibilidades textuais. No Word também é possível inserir imagens, tabelas além de ser multiplataforma, ou seja, você pode usar no celular, tablet, etc.

Os cursos serão ministrados por André Mota, Thaís Marins, Yuri Ramos, Gabriel Brandão, Iago Gomes, Gabriel Oliveira, Vitor Monteiro, Jhuan Cedro, Ruan Medina, Carlos A. Pires e  Mateus Teixeira. 

Ficou animado e quer participar??
O curso começa no dia 25 de abril e cada módulo terá a duração de 2 horas. As inscrições já estão sendo realizadas na Secretaria do Centro de Ciências, de 08:00 às 18:00 e também poderão ser feitas no dia. 
Inscrições online clique aqui.

 

– Segue abaixo os horários e datas de cada módulo.

25/04 – Word – Editor de Texto (16h às 18h)

04/05 – Excel – Planilhas Eletrônicas (08h às 10h)

08/05 – GeoGebra – A Matemática Dinâmica (19h às 21h)

10/05 – SketchUp – Desenhos 3D (08h às 10h)

16/05 – Power Point – Apresentações Gráficas (16h às 18h)

17/05 – Doodle e Google Agenda (08h às 10h)

22/05 – Desmos – A Matemática Visual (14h às 16h)

23/05 – Scratch – Lógica e Programação Divertida (19h às 21h)

05/06 – PhET – A Ciência e a Natureza Simulada (14h às 16h)

07/06 – Prezi – Apresentações Dinâmicas (16h às 18h)

Mais informações entre em contato conosco:  2102-6913 e 2102-6914.