Fechar menu lateral

Funcionamento do Observatório Astronômico

Às terças e quintas-feiras à noite, em julho, as visitações ao Centro de Ciências incluem, além das exposições normais, as sessões de observação astronômica, caso as condições climáticas sejam favoráveis. O horário de entrada no Centro é de 19h às 20h, podendo, os visitantes, permanecer no prédio até as 21h.

A partir desta quinta-feira, 20 de julho, serão distribuídas senhas numeradas de 1 a 100 aos visitantes da noite, por ordem de chegada, para as sessões do Observatório. As senhas de 1 a 25 garantem acesso ao observatório no horário de 19h às 19h30. Senhas de 26 a 50, acesso de 19h30 às 20h. Senhas de 51 a 75, acesso de 20h às 20h30. E senhas de 76 a 100, acesso de 20h30 às 21h. Fora do horário de sua sessão, o visitante pode passear pelas outras exposições normalmente.

Será distribuída uma única senha por pessoa. As senhas são datadas e válidas apenas para aquele dia. Não haverá distribuição de senhas para outros dias. E a distribuição começará às 18h30. As pessoas devem permanecer na fila com a senha, para garantir seu crachá com o mesmo número da senha.

Caso haja pessoas com prioridade de atendimento na fila, será dada uma senha especial que permitirá o acesso ao prédio antes dos demais visitantes. Se estiver acompanhada de familiares ou amigos sem prioridade, a pessoa poderá aguardar no interior do prédio a entrada do grupo restante de acordo com a senha.

Para garantir a qualidade de nossas atividades e a atenção e a segurança a todos os visitantes, são permitidas 100 pessoas simultaneamente em nosso espaço. Visitantes que chegarem após a distribuição de todas as senhas podem aguardar para entrar, após a saída de outros visitantes, respeitando o horário máximo de entrada (20h). Porém, não haverá a possibilidade de participar da observação astronômica naquele dia.

A partir do dia 1º de agosto, terça-feira continuará sendo para recebimento de visitações espontâneas, enquanto a quinta-feira será reservada para agendamento de grupos, em especial de estudantes.