Em Brasília, UFJF representa Capes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Até o próximo domingo, 27, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará representando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 (SNCT), em Brasília. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.

A cada ano, uma instituição voltada para a divulgação da ciência é indicada para representar a Capes no evento. No ano passado, foi o Espaço Ciência, de Pernambuco. Para o diretor do Centro de Ciências da UFJF, Elói Teixeira César, a escolha deste ano reflete a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição. “Acho que este é um reconhecimento do excelente trabalho em divulgação e popularização da ciência desenvolvido pelo Centro de Ciências, com mais de 95 mil visitantes, em sete anos de funcionamento. Além disso, o Centro de Ciências já conseguiu a aprovação de três projetos em editais da Capes, voltados para a promoção da melhoria do ensino básico.”

Segundo o professor, estão sendo apresentados trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Ciências, relacionados com o tema da SNCT deste ano. “São atividades de Física, Química e Biologia, todas relacionadas ao tema da SNCT. Na Física, levamos, por exemplo, a cadeira giratória, que permite compreender como um patinador ou uma bailarina pode girar com maior ou menor velocidade; na química, estamos fazendo experimentos mostrando como a alimentação pode influenciar na melhoria de uma anemia, com a utilização de alimentos enriquecidos com ferro, como funciona um bafômetro e de que forma o álcool age no organismo. Na biologia, estamos mostrando réplicas de órgãos do corpo humano, como coração, fígado, pulmão, relacionando-os aos demais experimentos apresentados.”

A delegação do Centro de Ciências da UFJF conta com oito integrantes. Além do diretor da instituição, estão em Brasília o professor de Física do Colégio de Aplicação João XXIII e coordenador do Planetário do Centro de Ciências, Cláudio Henrique Teixeira, e mais seis estudantes de graduação da UFJF.

2014

Durante a cerimônia de abertura, ao anunciar o tema de 2014, “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social do país”, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, explicou que a ideia é mostrar a contribuição do conhecimento científico para a sociedade também na área social. Ele ressaltou que o Brasil teve projeção internacional com as transformações ocorridas num período curto de tempo, com a passagem de um grande contingente populacional da situação de pobreza para o nível de classe média.

“Nós já somos exemplo para o mundo pelas tecnologias desenvolvidas na área da agricultura, mas também temos metodologias que foram usadas para essas grandes transformações sociais”, destacou.

Outras informações: (32) 3229-7606 (Centro de Ciências-UFJF)