Centro de Ciências participa de Mostra Científica no Norte de Minas

Nos últimos dias 21,22 e 23 de novembro, o Centro de Ciências da UFJF participou da 1ª Mostrar (Mostra Científica das Escolas de Araçuaí), no Norte de Minas. O evento, com organização do IFNMG – Campus Araçuaí, foi um grande sucesso, onde tiveram presentes mais de 1500 pessoas.

Os mediadores do Centro de Ciências levaram para a cidade o Planetário Inflável, onde os visitantes puderam observar, em um ambiente simulado, estrelas e planetas. Foram 19 sessões, todas com lotação esgotada. Segundo o mediador, Leandro Assis, o sucesso foi tão grande que foi preciso aumentar a capacidade do Planetário.  “No primeiro dia trabalhamos com somente 40 pessoas por sessão, mas depois, por conta do número de visitantes, a gente passou a colocar o quanto de pessoas coubesse”.

A experiência foi única, tanto para os moradores de Araçuaí que tiveram presentes, quanto para os mediadores que foram fazer as apresentações. Augusto Rezende ressaltou o interesse dos alunos da cidade em aprender mais sobre Astronomia. “Despertar a curiosidade dos alunos é o principal, e foi o que aconteceu lá. Muitos vieram tirar dúvidas que tinham sobre estrelas, planetas e constelações. Isso já valeu toda a viagem”.