Fechar menu lateral

“Cadê a Química?” Descubra que ela está em toda parte

Nesse segundo semestre, o Centro de Ciências da UFJF te convida para uma fascinante experiência que promete estimular a sua imaginação durante a visita a uma animada casa onde é possível desvendar a presença da química em nossa vida.

Especialmente construída para se descobrir, de forma interativa e com muita diversão, os fenômenos químicos presentes em nosso cotidiano, seja em nossa alimentação ou no prazer e desconforto que sentimos quando sonhamos ou temos pesadelos, a exposição “Cadê a Química” conta com sete ambientes, onde os visitantes têm oportunidade de conhecer o mundo dos elementos químicos e das moléculas que fascinam os cientistas e tornam nossa vida possível.

Em cada um dos sete cômodos de uma residência – varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço – o visitante descobre, de forma imersiva e interativa, que os fenômenos químicos acontecem em todos os momentos.

No quarto do casal – que mora nesta casa-cenário, junto como seus três filhos – é possível entender, por exemplo, o que se passa quando estamos apaixonados. Por que o coração dispara quando vemos a pessoa amada? Por que você sente tanta atração? Para conhecer a “química” do amor, é preciso deitar na cama!

No banheiro, uma surpresa: o chuveiroquê, onde é possível ouvir e cantar músicas com menções diretas e/ou indiretas à química. No vaso sanitário, basta levantar a tampa para conferir tudo o que você sempre quis saber sobre o cocô e nunca teve coragem de perguntar.

A mesa da cozinha, que comporta até 20 visitantes, é o local de práticas envolvendo receitas de alimentos, ressaltando-se os elementos químicos essenciais para o bom equilíbrio nutricional. Lá também é possível compreender como a geladeira, o micro-ondas e o fogão conservam e transformam os alimentos.

Um divertido jogo com o varal da área de serviço nos revela como os produtos de limpeza eliminam a sujeira e nos ajudam a cuidar das roupas e da casa. Enquanto isso, no quarto das crianças, a química entra em ação para nos explicar o que acontece quando temos um pesadelo. De uma estrutura em forma de nuvem, acima de uma das camas, saem três tubos pelos quais é possível ouvir textos teatralizados sobre o assunto.

A exposição acontece através de uma parceria entre o Centro de Ciências da UFJF e a Casa da Ciência da UFRJ e fica em Juiz de Fora até o dia 07 de dezembro. Não fique de fora e venha conhecer essa casa animada onde acontece de tudo e descobrir: “Cadê a Química?”. As visitas podem ser marcadas pelos telefones 3229-7606 e 3229-5923.