O Centro de Ciências da UFJF

Desde o início de seus trabalhos, em 25 de agosto de 2006, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se coloca como um espaço de educação, lazer e acessibilidade social. Através de projetos multidisciplinares, cursos de formação continuada e eventos interativos, atua, sobretudo, na disseminação da cultura científica, estimulando a curiosidade, a vontade de aprender e o pensamento crítico.
Desde 2007, ano que abriu as suas portas para visitas, recebeu cerca de 60.000 estudantes, sendo a grande maioria das escolas públicas de escolas de toda a região e até, de outros estados, além de pessoas da comunidade interessadas em conhecimento científico. Além disso, o Centro destaca-se pelo importante papel de inclusão social, permitindo o acesso à educação não-formal em Ciências a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Funcionando sempre no mesmo local, o Centro de Ciências da UFJF, através de projetos específicos, tem se tornado popular em toda a região e entre pessoas da área. A coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia, Graça Brant, em visita, destacou o alto nível dos projetos desenvolvidos e da estrutura do local. ”Eu fiquei encantada de ver como é rico esse espaço. A maioria dos centros e museus que visitamos não tem nem a metade das coisas oferecidas aqui.”
Ao trabalhar conteúdos científicos de maneira lúdico-pedagógica, que possam ser compreendidos pelas diversas faixas-etárias, consequentemente, o Centro de Ciências atinge professores, crianças, adolescentes, comunidade, e uma série de pessoas envolvidas, ou não, com a área de educação na região. A partir disso, oferece uma série de seminários, oficinas, exposições, cursos, laboratórios, etc. que contribuem para o desenvolvimento de um sistema de ensino capaz de explorar temas científicos de maneira interativa, objetiva e divertida.
Por tudo isso, o Centro de Ciências da UFJF vem cumprindo o papel para o qual foi criado, permitindo a Divulgação Científica e a Popularização da Ciência, além de contribuir na formação inicial e continuada de professores.