Célula ao alcance das mãos de TODOS

Réplica do aparelho auditivo

O Centro de Ciências da UFJF recebeu na tarde de hoje, dia 18, os alunos da ALAE, Associação de Livre Apoio aos Excepcionais. A exposição “A célula ao alcance da mão” encantou os treze alunos que participaram e se envolveram com as atividades do roteiro.

Durante a visita, orientada pelas bolsistas responsáveis, os alunos tiveram contato com réplicas tridimensionais do corpo humano. Através de sensações táteis os alunos puderam identificar e interagir com as diferentes peças reconhecendo aquelas que lhes eram mais comuns.

Alunos usando massinha para expressar o que aprenderam

A iniciativa de levar os alunos do ALAE para conhecer um centro de ciências é para consolidar o trabalho já iniciado no projeto desenvolvido na própria associação, denominado “Oficina do Livro”. A responsável pelo projeto, Anguêlica De Battisti explica motivação da visita: “conhecer essas réplicas gera neles a curiosidade de se auto conhecerem e isso é muito importante. Devido a deficiência mental dos alunos, nossa maior preocupação são com as habilidades funcionais, que estimulam o cuidado com o coração, o cérebro, e várias outras partes do corpo”.

Para finalizar o roteiro de quase 2h de duração, os visitantes foram levados para o laboratório onde puderam reproduzir o que aprenderam. Com massinhas de modelar os alunos expressaram sua criatividade e exercitaram sua capacidade motora, fixando o conteúdo aprendido de maneira lúdica.