Parceria com UFV traz exposição de solos

Painéis ilustrativos dos diferentes tipos de solos

A Universidade Federal de Viçosa, UFV, contemplou o Centro de Ciências da UFJF com visitação da exposição “Solos: Evolução e Diversidade”. Essa é uma mostra itinerante que busca ampliar a educação, divulgação e a popularização científica em temas de Ciências da Terra na Zona da Mata de Minas Gerais. As visitações podem ser feitas até dia 4 de junho.

As exposições são compostas por painéis informativos, mostruários e um espaço de manuseio de amostras e experimentos enriquecidos com materiais da cidade e região. A atividade procura promover a popularização dos conhecimentos sobre o solo, a fim de aumentar a preservação e o melhor uso da terra.

O material disponível no Centro aborda temas como história e formação do solo, poros, texturas, cores, crescimentos de plantas, relevo e erosão, paisagem, diversidade biológica, entre muitas outras coisas. Todas são características atribuídas ao estudo direto do solo da Zona da Mata de Minas Gerais.

A idéia começou em 2007, quando o Museu de Ciências da Terra Aléxis Dorofeef, o MCTAD, passou a participar da Semana Nacional de Ciência e Teconologia. Durante o evento, realizaram exposições temporárias e atividades educativas relacionadas à Semana. Mas em 2008, decidiram levar seus estudos a outras cidades da Zona da Mata através das exposições itinerantes.