Fechar menu lateral

Centro de Ciências participa do ano internacional da química


Painéis e instrumentos para experiências

A exposição “Química no Cotidiano” é uma mostra composta por 20 painéis divididos em quatro módulos: Energia e Sustentabilidade, Materiais, Alimentos e Saúde. Acompanhando as ilustrações experimentos vêm para entreter e facilitar o conhecimento e a interatividade com o público.

Durante a visitação à mostra o Centro de Ciências disponibiliza atividades ilustrativas e divertidas, coordenadas por bolsistas e professores do Centro. Os experimentos envolvem processos simples da química no cotidiano, como: relação ácido-base, formação de polímeros, tensão superficial da água, tinta mágica e produção de hidrogênio. Fora da sala de aula os alunos aprendem as aplicabilidades da química e espantam os fantasmas que a disciplina carrega.

 

Bolsista apresentando as experiências

Os painéis mostram como a química está envolvida na luta por um ambiente mais limpo e uma sociedade capaz de consumir as variadas formas de energia de maneira consciente. O uso mais eficiente das matérias primas, as novas formas de reaproveitamento dos materiais e a substituição de energias sujas são alguns exemplos.

No módulo Energia, os painéis abordam avanços importantes da química nessa área, incluindo a busca por combustíveis mais baratos e menos poluentes, como o etanol e o biodiesel. A participação da química na saúde também é destacada no processo de descoberta das vacinas, na farmacologia e no desenvolvimento de métodos diagnósticos mais precisos. Está preocupada com a produção e conservação de alimentos, na busca de produtos mais saudáveis e apetitosos.

 

Alunos da rede pública de Juiz de Fora em visita ao Centro

O Ano Internacional da Química foi uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO e da União Internacional de Química Pura e Aplicada, IUPAC. Tem o objetivo de celebrar as grandes conquistas da Química e sua enorme contribuição para o bem-estar da humanidade.

A ideia é uma comemoração global, que aproxime crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.A mostra fica em cartaz no Centro de Ciências até final de maio, mas volta em outubro, para visitação do público.

Depois de Juiz de Fora a exposição visitará Ouro Preto até o mês de agosto e Lavras até o mês de setembro, quando retornará ao Centro.