Centro de Ciências recebe visita do Museu de Ciências da Terra

Espaço abriga nova exposição sobre solos

Nos dias 1 e 2 de março, o Centro de Ciências da UFJF recebeu pela segunda vez a equipe do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, da Universidade Federal de Viçosa. Desta vez, os bolsistas e funcionários do Museu vieram organizar a exposição “Solos: Evolução e Diversidade”.

A primeira visita, no ano passado, trouxe para os bolsistas e funcionários uma aula sobre tintas que podem ser feitas a partir do solo. Nesta segunda visita, o objetivo é de apresentar o conteúdo da exposição sobre os solos e instruir os bolsistas do Centro de Ciências a guiarem as visitas. As aulas foram conduzidas pelos bolsistas do Museu de Ciência da Terra por meio de oficinas e atividades práticas.

Amostra do Museu de Ciências da Terra

Amostra de texturas dos solos

A exposição sediada pelo Centro de Ciências conta com atividades como identificação dos solos por textura, cor e estrutura, banners explicativos, mostruário com as etapas da decomposição do solo, minhocário e outras mostras que pretendem explicar e exemplificar a importância do solo em nossa rotina. Estima-se que a exposição seja mantida até o segundo semestre deste ano.

Renato Márcio de Souza Vianna, funcionário do Museu de Ciências da Terra, diz que essa troca de conteúdos é importante pois traz novas ideias para a exposição. Para ele, “o Museu levando uma imagem muito boa do Centro de Ciências e uma esperança de ter continuação do projeto”.

Equipe do Centro de Ciências e do Museu de Ciências da Terra

Bolsistas em frente a exposição no Centro de Ciências

O coordenador do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César, diz que “a expectativa é de ter um novo material, que começa a trazer um pouco da área de Geografia para o Centro de Ciências, além de manter a parceria com a UFV”.

A exposição itinerante do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef é realizada com parceria com prefeituras e sindicatos, sendo exibida em diversas cidades da Zona da Mata. A atual mostra no Centro de Ciências é a primeira sediada em universidade e que ficará exposta por um período extenso.

Novas exposições planejadas para abril

A exposição itinerante de Solos é apenas uma das novas mostras que o Centro de Ciências planejou para esse ano. Em abril deverão incluir na lista de atividades do Centro novos brinquedos e a abertura para visitação da sala “A Célula ao Alcance da Mão”, organizada em parceria com a UFMG.

Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef
Vila Giannetti, casa 31 – Campus da Universidade Federal de Viçosa – CEP: 36570-000
Contatos – Telefone: 3899-2662 – Email: mctad@ufv.br