Fechar menu lateral

Novos cursos de extensão de Astronomia, Química e Física

Centro de Ciências tem projeto aprovado pela CAPES. Professores do Ensino Básico e alunos do Ensino Médio serão beneficiados com os cursos que ocorrem no ano que vem.

 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Centro de Ciências tem projeto aprovado pelo CAPES

O projeto “Novos Caminhos para o Ensino de Ciências na Escola” foi recentemente aprovado pelo Edital “Programa Novos Talentos”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O orçamento inicial de R$ 41 mil recebido pelo MEC para inclusão social da cultura científica servirá para a aquisição de materiais e para financiar professores convidados a ministrarem aulas nos cursos.

As aulas de Astronomia serão ministradas pelo professor do Colégio de Aplicação João XXIII, Cláudio Henrique da Silva Teixeira, mestre em Física e que atualmente coordena um curso de Astronomia no Centro de Ciências. Em suas aulas, direcionadas para professores do Ensino Básico, serão utilizados alguns equipamentos do Centro de Ciências, como o telescópio e o planetário. A turma poderá alcançar até 25 alunos.

O curso de Química será oferecido pelo doutor em Química José Guilherme da Silva Lopes, professor da UFJF, e contará com participação do coordenador do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César. A proposta é aplicar o aprendizado da Química na vida prática, utilizando como metodologia a realização de experimentos em sala de aula. As aulas, voltadas para professores do Ensino Básico, atenderão aproximadamente 15 alunos.

A previsão é de serem realizadas duas turmas para cada um desses cursos: uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2011.

O curso de Física será direcionado para os alunos de Ensino Médio que tiverem interesse de conhecer os estudos de Teoria Quântica, Mecânica Quântica, Efeitos Fotoelétricos e outros tópicos de Física Contemporânea. As aulas serão ministradas pelo doutor em Física e professor do Instituto Federal – campus Juiz de Fora Thales Costa Soares.

Os interessados em participar de alguma dessas turmas poderá entrar em contato com o Centro de Ciências a partir de fevereiro. As aulas estão previstas para começarem em março.