Fechar menu lateral

Centro de Ciências estabelece parceria com UFMG

Projeto A Célula ao alcance das mãos sela a parceria entre o Centro de Ciências da UFJF e o Museu de Ciências Morfológicas do ICB/UFMG.

Com o apoio da FAPEMIG, o Museu produziu moldes tridimensionais que simulam organelas celulares, tecidos e órgãos do corpo humano. Com esta aquisição, é possível mostrar como são e como funcionam as estruturas do nosso corpo, exemplificando através de modelos que mostram com verossimilhança a anatomia humana.

É um projeto inclusivo, que pretende beneficiar em especial os deficientes visuais, que são convidados a manipular as peças para compreender a estrutura e funcionamento do corpo humano através do toque. Os materiais utilizados para construção dos órgãos possuem diferentes texturas, utilizadas para serem facilmente reconhecidas pelo tato.

Em 2009, o projeto “A Célula ao Alcance das Mãos”, coordenado pela diretora do Museu de Ciências Morfológicas Maria das Graças Ribeiro, foi finalista do prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

No total, são 64 peças, que vão de ampliações de organelas a modelos que mostram os diferentes ciclos da fecundação humana, além de órgãos e tecidos detalhados, ajudando a compreender a função específica de cada uma das estruturas.

As peças já foram instaladas no Centro de Ciências e estão sendo estudadas as atividades que serão propostas durante as visitações. Os interessados deverão entrar em contato com o Centro de Ciências e marcar um horário para o acompanhamento da visita. A visitação será aberta ao público após a inauguração.