Fechar menu lateral

Centro de Ciências tem projeto aprovado pelo CNPq

Um projeto do Centro de Ciências no valor de R$ 42.896 foi aprovado no Edital de Popularização da Ciência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 111 projetos foram aceitos, sendo 10 de Minas Gerais, e no total receberam aproximadamente R$ 16 milhões.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.

A verba é destinada ao financiamento de novos brinquedos e equipamentos para o salão do Centro de Ciências. A proposta é renovar as atividades para 2011 e atrair não só novos visitantes, mas também as pessoas que já conhecem o espaço.

Atualmente existem 22 brinquedos no salão do Centro de Ciências (além da Tabela Periódica interativa e o Planetário) e o coordenador Elói espera trazer pelo menos mais 15. Outro objetivo com a aquisição de novos brinquedos é a criação de uma reserva técnica, garantindo a rotatividade das atrações do salão.

O projeto abrange também o planetário do Centro de Ciências. Duas sessões novas estão sendo preparadas para o ano que vem em adição às três existentes, feitas sob medida para as diferentes faixas etárias que visitam diariamente o local.

Este é o sexto projeto aprovado desde a inauguração do Centro e o primeiro pelo CNPq. De acordo com o coordenador Elói Teixeira “a verba vem para consolidar o processo de renovação do Centro de Ciências”.