Ciência como arte: células em exposição internacional

Pensar um objeto de estudo da ciência como obra de arte pode ser muito abstrato para algumas pessoas; mas não para a cientista Rossana Melo, professora titular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF, que organizou a exposição Eosinophil Portraits. Exibindo imagens obtidas por microscopia eletrônica a partir de seus trabalhos de pesquisa, a mostra apresenta células que fazem parte do sistema imunológico: os eosinófilos. Estas células protegem o organismo humano contra agentes invasores e participam do funcionamento normal de diversos órgãos.

A iniciativa integrou o Simpósio Bianual da Sociedade Internacional de Eosinófilos (IES da sigla em inglês), na Universidade McMaster, em Hamilton, no Canadá, realizado em julho. Alinhada ao pioneirismo dos estudos de Rossana, a exposição celebra o lançamento de seu livro Eosinophil Ultrastructure: Atlas of Eosinophil Cell Biology and Pathology (Ultraestrutura dos Eosinófilos: Atlas da Biologia Celular e Patologia dos Eosinófilos), publicado pela editora Elsevier em conjunto com dois cientistas, Peter Weller e Ann Dvorak, da Universidade Harvard.

A obra é a primeira publicação a documentar centenas de imagens de eosinófilos capturadas em alta resolução e, como ressalta, as peças são como um retrato, “cada imagem reflete um momento da experiência de vida do eosinófilo na saúde ou na doença, e convida o espectador a se envolver e aprender com esta célula multifacetada, enigmática e bela.”

Como fruto de muitos anos de pesquisa, a exposição mostra 60 imagens colorizadas e selecionadas dentro de um universo de centenas de imagens científicas produzidas a partir de trabalhos de pesquisa com o uso do microscópio eletrônico. “A aplicação dessa ferramenta permite conhecer a organização interna da célula em detalhes, contribuindo para o entendimento do funcionamento celular, mecanismos de doenças e diagnósticos em patologia. Além de servirem como documentação científica, as imagens produzidas podem ser consideradas verdadeiros trabalhos de arte”, pontua Rossana.

Leia a reportagem completa na íntegra.