Fechar menu lateral

Servidor do CBR participa da cerimônia de abertura da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo: literatura e ciência em prol da cultura.

Realizou-se na noite de quinta-feira, 5 de setembro de 2024, no teatro Celso Furtado, a cerimônia de abertura da 27ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento, que teve início com um coquetel receptivo, contou com a presença de convidados da Câmara Brasileira do Livro – CBL e recebeu, no palco do teatro, diversas autoridades, incluindo o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Rosângela (Janja) Lula da Silva, o Ministro da Educação Camilo Santana, a Ministra da Cultura Margareth Menezes, o Ministro das Cidades Jader Filho, dentre outras personalidades do panorama político nacional. Presente também uma delegação colombiana, conduzida pelo Ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes Juan David Correa.

A cerimônia no teatro Celso Furtado foi aberta pela Presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, a qual discursou sobre a importância da bienal – que em 2024 realiza sua maior edição – e a necessidade de envolvimento público para a criação de políticas de fomento à leitura e à indústria literária.

Por fim, a plateia foi agraciada com a voz e performance marcantes de Arnaldo Antunes, acompanhado ao piano por Vítor Araújo, os quais proporcionaram momentos de musicalidade e poesia durante a apresentação do espetáculo “Lágrimas no Mar”.

O CBR/UFJF se fez presente na pessoa do TAE Paulo Ulisses Matola, da secretaria da unidade. Paulo, que publicou em 2023 a obra infanto-juvenil “O pequeno Grande Circo Éden”, inscrita na edição 2024 do Prêmio Jabuti, compareceu no evento de abertura a convite da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Importa destacar que a UFJF tem presença garantida no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 com os trabalhos dos professores Dilip Loundo, do Departamento de Ciência da Religião, e Igor Delgado de Melo, do Departamento de Engenharia Elétrica, além  do doutorando em Economia Danilo Pires.