Fechar menu lateral

Notícias

– 25 de abril de 2019

Imagem Institucional divulga: “Biotério do CBR é selecionado para constituir rede nacional”

Na tarde desta quarta-feira (25), a Diretoria de Imagem Institucional divulgou no portal UFJF a notícia da seleção do Biotério do Centro de Biologia da Reprodução (CBR)  para integrar o Cadastro Nacional de Biotérios associados à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (Rebiotério/CNPq).

Confira a notícia completa no link: Cadastro Nacional de Biotérios CNPq – clique aqui!

 

– 15 de abril de 2019

CBR é aprovado no Chamamento Público MCTIC/CNPq/FINEP/CONFAP Nº 001/2018

Após a rigorosa avaliação, o Centro de Biologia da Reprodução (CBR), teve seu Biotério de Roedores selecionado para compor à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (REBIOTERIO).

“A inclusão do Biotério do CBR/UFJF  na REBIOTERIO é o coroamento de todo um plano de trabalho desenvolvido durante longo período de atividades. Vale ressaltar que a experiencia de 20 anos de Rede Mineira de Bioterismo/FAPEMIG, coordenado pelo CBR/UFJF, serviu como paradigma para que o CNPq implementasse a REBIOTERIO.”, afirma dra. Vera Maria Peters, diretora do Centro.

 

– 02 de agosto de 2018

Orientanda de pesquisador do CBR defende tese

Aconteceu na última quinta-feira (02), no Auditório do Centro de Biologia da Reprodução, a defesa de tese de doutorado da pós-graduanda Carolina de Lourdes Julião Vieira, orientanda do Dr. Fernando Monteiro Aarestrup, que desenvolve pesquisas no Laboratório de Imunologia e Patologia Experimental do CBR.

O título da tese: “Avaliação de mediadores inflamatórios no modelo de asma experimental induzida por ovalbumina em camundongos Balb-C submetidos a hiperóxia”.

 

– 21 de junho de 2018

CBR presente em evento internacional de Ciência de Animais de Laboratório

A Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório realizou, no período de 16 a 19 de junho de 2018 em Goiânia, Goiás, o evento “15º. CONGRESSO DA SOCIEDADE DE CIÊNCIAS EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO/4º. ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO/REUNIÃO ANUAL DO INTERNCATIONAL COUNCIL ON LABORATORY ANIMAL SCIENCE”.

A realização do evento, que acentua a relevância da Ciência de Animais de Laboratório no Brasil e no Mundo, contou com a presença de pesquisadores do Brasil e de diversos países, como EUA, Canadá, Reino Unido, Argentina, México, Colômbia, Uruguai, Chile, Espanha, Japão, Coréia do Sul, dentre outros.

O Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora foi representado por sua Diretora, Dra. Vera Maria Peters, pelas Técnicas Ana Paula Lélis Morais e Evelise Rocha de Souza Almeida e pelo Médico Veterinário Ricardo Palhares Zschaber de Araújo, Responsável Técnico pelo Biotério da UFJF.

O CBR parabeniza a SBCAL, FESSACAL e ICLAS pela laboriosa iniciativa, a qual, além do caráter científico, promoveu a interação com a comunidade em geral, favorecendo uma ampla conscientização pública acerca da importância da Ciência de Animais de Laboratório.

 

– 12 de junho de 2018

Qualificações de alunos de pós-graduação no CBR

Realizaram-se nesta segunda-feira, 11 de junho de 2018, no Auditório do Centro de Biologia da Reprodução, as qualificações dos pós-graduandos Carolina de Lourdes Julião Vieira e Harleson Lopes de Mesquita, orientandos do Dr. Fernando Monteiro Aarestrup, e de Juliana Brovini Leite e Lívia Beatriz Almeida Fontes, orientandas da Dra. Beatriz Julião Vieira Aarestrup. Os Professores-Pesquisadores Fernando e a Beatriz são líderes do Grupo de Pesquisa em Imunopatologia e Imunologia Clínica da UFJF e desenvolvem suas pesquisas no Laboratório de Imunologia e Patologia Experimental do CBR.

 

– 16 de maio de 2018

CBR recebe visita técnica

IMG_20180516_191009052

Fonte: Acervo CBR

O Centro de Biologia da Reprodução recebeu nesta última quarta-feira, 16 de maio, a visita técnica de alunos da turma de Biomedicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Os alunos foram recebidos pela Dra. Vera Maria Peters, Diretora do CBR, a qual, após as boas-vindas, apresentou a estrutura de pesquisa e biotérios do Centro e abordou temas em Ciência de Animais de Laboratório, os aspectos da legislação referente à regularização dos biotérios no Brasil, edificações e procedimentos de rotina. A explanação dos temas contou também com a participação dos pesquisadores do CBR Marcella e Nathália.

A visita técnica vai ao encontro da diretriz de atuação do Centro de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da região por meio da ação da universidade pública, propiciando eventos de extensão em sintonia com políticas educacionais e sociais de disseminação do conhecimento científico, resultantes de pesquisa.

 

– 11 de maio de 2018

Qualificação de Doutorado e palestra de docente da USP no CBR

Aconteceu no dia 11 de maio, sexta-feira, a Qualificação da doutoranda Bárbara Bruna Abre de Castro, orientada pela Dra. Hélady Sanders Pinheiro, pesquisadora do CBR.  

Bárbara realizou seu Mestrado no CBR e agora desenvolve o trabalho de doutorado cujo título  é “Efeito do fenofibrato sobre a reserva renal (função e morfologia) em um modelo de uninefrectomia e obesidade”.

Por ocasião de sua vinda para a Banda de Qualificação de Bárbara, a Profa. Dra. Alice Cristina Rodrigues, docente da Universidade de São Paulo-USP, ministrou no dia 10 de maio, às 15 horas, no Auditório do CBR, a palestra “Agonistas de PPARs na regulação de microRNAs em doenças metabólicas”.

 

– 29 de janeiro de 2018

CBR RECEBE NOVA SERVIDORA

No dia 26 de janeiro de 2017, sexta-feira, na companhia do Reitor Marcus David e da a coordenadora de Avaliação e Movimentação de Pessoas, Léa Chicre Salomão,  a Dra. Vera Maria Peters, deu as boas-vindas a Stephanie Lima Calixto, nova servidora do CBR.  

O Centro de Biologia da Reprodução deseja muita felicidade e sucesso à colega servidora.

posse-dos-servidores-2018--2601_25041095927_o

Fonte: Acervo UFJF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– 18 de janeiro de 2018

DEFESA DE DISSERTAÇÃO REALIZADA NO CBR

Realizou-se, nesta quinta-feira, 18 de janeiro de 2017, no auditório do CBR, a defesa de dissertação do mestrando Fabiano Luiz Dulce de Oliveira.

O trabalho intitulado “Avaliação dos efeitos da terapia fotodinâmica com azul de metileno, e laser de baixa intensidade, na cicatrização de feridas ósseas cirúrgicas em ratos Wistar – análise radiográfica e histopatológica“ foi orientado pela doutora Beatriz Julião Vieira Aarestrup.

O Centro de Biologia da Reprodução parabeniza o pós-graduando e sua orientadora pelo sucesso alcançado. 

 

 

– 01 de dezembro de 2017

PUBLICADA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS-RIEE

Está disponível online o volume 9, número 1, da Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais. A Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais é uma publicação do Centro de Bio­logia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora e “dedica-se às pesquisas experimentais envolvendo ani­mais e humanos, em artigos originais, de opinião, textos de revisão, comunicações curtas, notas prévias, notas técnicas, resenhas e resumos de dissertações e teses”. A consulta a todas as edições pode ser feita acessando a aba “RIEE”, no menu inicial da página do Centro de Biologia da Reprodução. Clique aqui para consultar a nova edição.

 

– 28 de novembro de 2017

CBR SEDIA ETAPA DE CONSOLIDAÇÃO DO EVENTO “HARMONIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS, PROCEDIMENTOS E HABILIDADES” NO USO DE ANIMAIS EM PESQUISA E ENSINO

Teve início na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, no Centro de Biologia da Reprodução, a etapa de consolidação de ações do evento itinerante “Harmonização de Conhecimentos, Procedimentos e Habilidades” no uso de animais em pesquisa e ensino, com consultorias organizadas pela Rede Mineira de Bioterismo, Rede chancelada pela FAPEMIG.

O desenvolvimento deste trabalho de consultoria visa a consolidação de procedimentos preconizados pelo CONCEA, ICLAS e SBCAL referentes à produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica, atentos às determinações da Lei Federal 11.794, de 08 de outubro de 2008, validada pelo Decreto no. 6899, de 2009.

A presente etapa, que se estende até 30 de novembro, conta com a presença do Dr. Rovilson Gilioli, que coordena dinâmicas de discussão sobre os aspectos da interferência dos agentes parasitológicos e microbiológicos nos resultados das pesquisas. As palestras acontecem na manhã e tarde desta terça-feira, 28, no auditório do CBR.

Os temas da discussão estão organizados segundo os tópicos “A importância de animais saudáveis na experimentação: o uso de animais convencionais é recomendado no meu estudo?” e “Influência da microbiota no resultado experimental”.

 

– 16 de novembro de 2017

REDE MINEIRA DE BIOTERISMO REALIZA CURSO SOBRE MANEJO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO

Acontece nesta quinta-feira, 16 de novembro de 2017, o “CURSO DE NIVELAMENTO SOBRE CUIDADOS E MANEJO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO”, ministrado pela Rede Mineira de Bioterismo.

O curso, que aborda temas como ética e bem-estar no uso de animais de laboratório, acontece de 07h45 a 15h30, no auditório Leão de Faria da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL.

 

– 09 de outubro de 2017

SEGUNDA FASE DO EVENTO “HARMONIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS, PROCEDIMENTOS E HABILIDADES” NO USO DO MODELO ANIMAL NA PESQUISA E NO ENSINO

Realizou-se, no período de 28 de setembro a 05 de outubro de 2017, uma nova etapa do evento “Harmonização de Conhecimentos, Procedimentos e Habilidades” no uso do modelo animal na pesquisa e no ensino, com base nas normas preconizadas pelo CONCEA, ICLAS e SBCAL.

A jornada conduzida pela Profa. Dra. Vera Maria Peters, Diretora do CBR, envolveu visitas técnicas aos biotérios da UFJF, UFOP, FUNED, UFMG e UFU, além do seminário “O Papel do Médico Veterinário no Bem-Estar Animal: O uso do modelo animal na pesquisa e no ensino”, realizado na Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, em Belo Horizonte.

A ação itinerante foi direcionada a Técnicos da área de bioterismo, membros de Comissões de Ética no Uso de Animais-CEUAs, profissionais envolvidos no uso do modelo animal e Médicos Veterinários, principalmente aqueles que atuam como Responsáveis-Técnicos (RTs) de biotérios.

O evento, promovido pelas Redes Mineiras de Bioterismo (RMBIO) e TOXIFAR/FAPEMIG, teve sua primeira fase em maio de 2017 e SEU objetivo é ampliar o conhecimento e promover o atendimento à Lei 11.794/08, validada pelo Decreto 6899/09.

 

– 29 de agosto de 2017

CBR RECEPCIONA NOVAS SERVIDORAS

Centro de Biologia da Reprodução recebeu na última terça-feira, 29 de agosto, duas novas servidoras TAE, que passam a fazer parte da equipe de técnicos de laboratório do CBR.

A direção convocou um encontro com todos os servidores e colaboradores no auditório da unidade para a recepção das colegas de trabalho.

vera_auditorio

Na oportunidade, a diretora, Dra. Vera Maria Peters, fez uma breve apresentação do CBR, comentando sua organização, objetivos, metas e atividades da equipe de funcionários e pesquisadores.

Dando as boas-vindas a Mariana e Raquel, passou a palavra às novas colegas e demais funcionários existentes para que se apresentassem.

Desejamos a Mariana e Raquel sucesso nessa nova fase de suas vidas.

 

 

 

– 25 de agosto de 2017

RESULTADOS DA SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE TP

Confira abaixo os resultados da seleção para bolsista de Treinamento Profissional no CBR realizada no dia 21 de agosto de 2017.

Resultados_TP_Agosto_2017

 

– 14 de agosto de 2017

PROJETOS DE TREINAMENTO PROFISSIONAL DO CBR OFERECEM VAGAS PARA BOLSISTA

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de duas vagas de bolsista em projetos de Treinamento Profissional desenvolvidos no Centro de Biologia da Reprodução – CBR.

Os bolsistas aprovados no processo seletivo participarão, respectivamente, dos projetos “Treinamento Profissional em Biotério de Criação: Alojamento de Camundongos” e “Treinamento Profissional em Biotério de Criação: Alojamento de Ratos”, cujas atividades são desenvolvidas no Biotério localizado no CBR.

Os editais completos, contendo descrição das atividades e cronograma do processo seletivo, podem ser consultados na aba “Editais” no menu principal da página do CBR (https://www.ufjf.br/cbr/) ou diretamente na secretaria da unidade no período de 14 a 18 de agosto de 2017, de 09h00 às 14h00.

 

– 11 de agosto de 2017

PESQUISA E ENSINO CAMINHAM JUNTOS COM A EXTENSÃO NO CBR

Na última quinta-feira (10), o Centro de Biologia da Reprodução (CBR/UFJF) retomou uma importante diretriz de atuação do Centro, com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico da região por meio da ação da universidade pública. Recebemos para uma visita técnica os alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Biomedicina e Farmácia da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Integraram também o grupo de participantes do evento de extensão, professores da UNIPAC que são membros da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIPAC).

Na visita, pesquisadores e técnicos do CBR/UFJF, além dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde, apresentaram a estrutura de pesquisa e biotérios do Centro e abordaram tema em Ciência de Animais de Laboratório, os aspectos da legislação referente à regularização dos biotérios no Brasil, edificações e procedimentos de rotina. Foram discutidos conteúdos relativos ao conhecimento sobre cuidados com o modelo animal em atividades de ensino ou pesquisa científica, com ênfase em roedores.

O CBR/UFJF, com este evento enquanto ação de extensão, confirma a função da instituição pública de compromisso com políticas educacionais e sociais de disseminação do conhecimento científico, resultados de pesquisa e ensino.

 

– 10 de julho de 2017

A EXPERIÊNCIA NAS REDES MINEIRAS DA FAPEMIG É LEVADA A OUTROS CANTOS

A coordenadora geral da Rede Mineira de Bioterismo – FAPEMIG e também diretora do Centro de Biologia da Reprodução (CBR/UFJF), profa. Vera Peters foi convidada pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório-SBCAL para participar de um encontro com o objetivo de planejar a implementação de uma rede de bioterismo no estado de Goiás.

O Encontro aconteceu nos dias 07 e 08 de julho, na cidade de Goiânia-GO, e com esta participação de nossa Diretora, a experiência na implementação e gestão de REDES de pesquisa é levada a tantos outros cantos do país, alcançando instituições diversas envolvidas com o ensino e a pesquisa.

Num contexto histórico de formação de redes de pesquisa, desde 1998 o Centro de Biologia da Reprodução (CBR/UFJF) idealizou e formatou a Rede Mineira de Bioterismo (RMBioterismo), baseada no diagnóstico apresentado por consultoria técnica, após levantamento das condições de instalações físicas, equipamentos e de pessoal capacitado para a prática de atividades de ensino ou pesquisa e desenvolvimento tecnológico, inerentes à utilização do modelo animal, no estado de Minas Gerais.

Atualmente, a RMBioterismo é chancelada pela FAPEMIG, dentro das suas ações de “Apoio a Redes de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação”. Os integrantes da Rede, dentre as Instituições Federais de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa mineiros, vêm realizando um trabalho de melhoria constante de infraestrutura de seus biotérios, de refinamento de técnicas de manejo e difundindo os conhecimentos da ciência de animais de laboratório.

 

– 07 de julho de 2017

CBR RECEBE ALUNOS E PROFESSORES DO CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

O Centro de Biologia da Reprodução (CBR/UFJF) recebeu alunos e professores do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da UFJF, do nosso Campus Governador Valadares, nessa quinta-feira,dia 06.

A visita foi articulada diante do interesse dos integrantes do Programa envolvidos na disciplina “Animais de Laboratório: Manejo Ético”, liderados pela iniciativa da profa. Sandra Bertelli, docente do Campus Avançado Governador Valadares.

O Encontro transformou-se numa oportunidade inestimável de interação entre os diversos atores da Instituição, pois além de conhecer a estrutura física e técnica de pesquisa e experimentação com modelo animal do CBR/UFJF, foi efetivamente um momento de intercâmbio entre Programas de Pós-Graduação da UFJF. Por que isto? Os temas tratados na visita foram apresentados pela doutoranda Marcella Terra, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, que desenvolve pesquisa aqui no Centro, dando à mesma mais um espaço para atuação na formação para a docência.

E mais, a iniciativa da profa. Sandra, a partir dessa visita, permite incremento das ações permanentes para o alcance da consolidação de procedimentos preconizados pela legislação vigente, referente a produção, manutenção e utilização de animais em atividades de ensino, pesquisa cientifica ou desenvolvimento tecnológico.

 

– 28 de junho de 2017

CENTRO REALIZA A II CONFERÊNCIA DE PESQUISADORES EGRESSOS DO CBR

O Centro de Biologia da Reprodução realizou nessa terça-feira (27) a II Conferência de Pesquisadores Egressos do CBR.

Nesta segunda edição de encontros com pesquisadores do CBR, cuja formação e atuação se deram no Centro, foi realizada a palestra proferida pela dra. Rita de Cássia da Silveira e Sá, professora da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), sob o título “Assessment of developmental neurotoxicity of flame retardants using rat primary three-dimensional organotypic in vitro model and omics approaches”, que abordou técnicas em neurotoxicidade no desenvolvimento de ratos, em avaliação in vitro.

A profa. Rita Sá foi docente do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, atuando como pesquisadora no CBR. Ainda hoje compõe o “Grupo de Pesquisas em Reprodução Humana e Animal”, cadastrado no CNPq e sediado no CBR.

A Conferência, dentre outras finalidades, atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/UFJF 2015-2019 que indica princípios como o fortalecimento dos programas de apoio à formação e consolidação de núcleos interinstitucionais e centros de pesquisa pura e aplicada; além da contribuição para o desenvolvimento científico da comunidade acadêmica da UFJF. 

E ainda observa as indicações da autoavaliação da UFJF que preconiza o acompanhamento de egressos e criação de chances de formação continuada. E, portanto, essa foi mais uma oportunidade de capacitação para servidores e pós-graduandos em temas de neurotixicidade. 

 

– 28 de junho de 2017

MAIS UMA PESQUISA CONCLUÍDA

Na última segunda-feira (26), o pós-graduando Leandro Vespoli Campos fez a defesa de sua tese, e assim o CBR teve concluída mais uma pesquisa desenvolvida no Centro, dentro do Programa de Pós-Graduação em Saúde, área de concentração Saúde Brasileira – Faculdade de Medicina.

Sob orientação da profa. dra. Vera Maria Peters, pesquisadora no CBR, o doutorando Leandro desenvolveu a tese sob o título “Efeito do Extrato de Hypericum perforatum Administrado durante a Gestação sobre as Atividades Antinociceptiva e Anticonvulsivante em Ratas (F1) Adultas”.

A pesquisa realizada, dentro dos princípios e diretrizes de funcionamento do CBR, abrange pesquisas pré-clínicas na área de saúde reprodutiva, ensaios toxicológicos e psicofarmacologia, contribuindo assim para o desenvolvimento científico em ciência de animais de laboratório. 

 

– 20 de junho de 2016

BIOTÉRIO DO CENTRO DE BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO REPRESENTARÁ A UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EM REUNIÃO DA REDE MINEIRA DE BIOTERISMO

Acontecerá na próxima sexta-feira, dia 24 de junho, o encontro de coordenadores da Rede Mineira de Bioterismo, a qual reúne representantes dos Biotérios de diversas universidades do estado de Minas Gerais.

A Universidade Federal de Juiz de Fora será representada pela Dra. Vera Maria Peters, Diretora do Centro de Biologia da Reprodução e Coordenadora da Rede.

A reunião contará com representantes da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ e da própria Universidade Federal de Lavras – UFLA, a qual sediará o encontro.

 

– 11 de junho de 2015

TRABALHOS DE PESQUISA DESENVOLVIDOS NO CENTRO DE BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO SÃO PREMIADOS EM CONGRESSO

A cidade de Ouro Preto sediou, no período de 20 a 23 de maio de 2015, o XI Congresso Mineiro de Nefrologia e o II Simpósio Mineiro de Transplante Renal. Os eventos, que ocorreram concomitantemente, foram organizados pela Sociedade Mineira de Nefrologia e Sociedade Brasileira de Nefrologia e reuniu aproximadamente 400 inscritos.

Dentre os trabalhos apresentados, importa destacar a premiação de dois, ambos relacionados a projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro de Biologia da Reprodução. São eles o pôster RADIOGRAFIA DIGITAL NA AVALIAÇÃO DA DENSIDADE ÓSSEA EM RATOS URÊMICOS e a apresentação de tema livre denominada QUELANTE DE FÓSFORO QUITOSANA FE(III) RETICULADA (QTS-Fe(III)r) REDUZ O CONTEÚDO DE CÁLCIO NA AORTA DE RATOS URÊMICOS. A elaboração dos trabalhos contou com a participação do doutorando Wander Barros do Carmo e da mestranda Bárbara Bruna Abreu de Castro, orientados pela Dra. Hélady Sanders Pinheiro.

Mais informações em XI Congresso Mineiro de Nefrologia

 

– 15 de maio de 2015

PESQUISADORA DO CENTRO DE BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO É INDICADA PARA O COMITÊ GESTOR DA REDE NACIONAL DE BIOTÉRIOS DE PRODUÇÃO DE ANIMAIS PARA FINS CIENTÍFICOS, DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS-REDEBIOTERIO

A Profa. Dra. Vera Maria Peters, Diretora do Centro de Biologia da Reprodução, foi indicada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq para integrar o Comitê Gestor da Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos-REDEBIOTÉRIO.

A pesquisadora, que também é membro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – CONCEA do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, atuará na REDEBIOTÉRIO como representante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa-CONFAP.

Clique aqui para mais informações sobre a REDEBIOTÉRIO.

 

– 06 de abril de 2015

III SIMPÓSIO DE BIOTERISMO DO EINSTEIN – MANEJO, LEGISLAÇÃO, ÉTICA E SEGURANÇA

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira realizará, no período de 17 a 19 de junho de 2015, o III Simpósio de Bioterismo do Einstein – Manejo, Legislação, Ética e Segurança. 

Mais informações podem ser obtidas por meio da página do evento.

 

– 02 de março de 2015

PESQUISADORA DO CENTRO DE BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO ESTUDA O TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC)

A Dra. Hélady Sander Pinheiro, professora da UFJF e pesquisadora do CBR, vem desenvolvendo estudo relacionado ao tratamento da Doença Renal Crônica e as consequência oriundas da mesma.

Atualmente a pesquisadora vem analisando o uso da Quitossana no tratamento de pacientes indentificados com a DRC. Para o desenvolvimento de trabalho, a pesquisadora conta com o apoio do doutorando Paulo Giovanni de Albuquerque Suassuna, da mestranda Bárbara Bruna Abreu de Castro e dos alunos de graduação João Luis T. Santos e Allyne Marchioni.

Para mais informações, acesse a reportagem da Diretoria de Comunicação da UFJF.

 

– 27 de janeiro de 2015

TRABALHO DE PESQUISADORA DO CBR, QUE ANALISA A RELAÇÃO DO METABOLISMO DA GESTANTE E DA LACTANTE COM A SAÚDE DO FILHO, FOI TEMA DE MATÉRIA DIVULGADA NA PÁGINA DA UFJF

A íntegra da matéria pode ser lida acessando o link abaixo:

Pesquisa relaciona o metabolismo da mãe com a saúde do filho