UFJF recebe do Concea versão impressa do GUIA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA CIENTÍFICA – CONCEA

Em um importante marco para o avanço da pesquisa científica e do ensino acadêmico no Brasil, a Universidade Federal de Juiz de Fora recebeu a versão impressa do “Guia Brasileiro de Produção, Manutenção e Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica” editado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), instituição colegiada, vinculada ao MCTI. A che

gada deste guia marca um passo significativo no compromisso da instituição com a excelência na pesquisa, bem-estar animal e inovação no campo da ciência.

O guia, elaborado com base nas diretrizes e regulamentações brasileiras sobre o uso de animais em atividades científicas e educacionais, é uma ferramenta fundamental para garantir a qualidade e a ética nas pesquisas envolvendo animais. Ele contém orientações detalhadas sobre a criação, manutenção e utilização de modelos animais em contextos de pesquisa e ensino, enfatizando a importância do bem-estar dos animais e da observância de padrões éticos rigorosos.

O recebimento deste guia em formato impresso é um marco para a nossa Universidade, demonstrando o seu compromisso em proporcionar aos pesquisadores e acadêmicos da instituição um recurso valioso e atualizado. Com a disponibilidade deste guia, a Universidade fortalece sua capacidade de conduzir pesquisas de alta qualidade, ao mesmo tempo em que promove práticas éticas no tratamento de animais de laboratório.

ATUAÇÃO TÉCNICA NA UFJF

Além disso, a UFJF já conta com um corpo técnico altamente qualificado e experiente, capacitado para atender às demandas de produção e experimentação com modelos animais. Isso inclui profissionais treinados para garantir o bem-estar dos animais, gerenciar instalações adequadas e garantir o cumprimento das diretrizes regulatórias. A presença desse pessoal altamente qualificado contribui para a segurança e o sucesso das pesquisas envolvendo animais.