Fechar menu lateral

A experiência nas Redes Mineiras da FAPEMIG é levada a outros cantos

A coordenadora geral da Rede Mineira de Bioterismo – FAPEMIG e também diretora do Centro de Biologia da Reprodução (CBR/UFJF), profa. Vera Peters foi convidada pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório-SBCAL para participar de um encontro com o objetivo de planejar a implementação de uma rede de bioterismo no estado de Goiás.

O Encontro aconteceu nos dias 07 e 08 de julho, na cidade de Goiânia-GO, e com esta participação de nossa Diretora, a experiência na implementação e gestão de REDES de pesquisa é levada a tantos outros cantos do país, alcançando instituições diversas envolvidas com o ensino e a pesquisa.

Num contexto histórico de formação de redes de pesquisa, desde 1998 o Centro de Biologia da Reprodução (CBR/UFJF) idealizou e formatou a Rede Mineira de Bioterismo (RMBioterismo), baseada no diagnóstico apresentado por consultoria técnica, após levantamento das condições de instalações físicas, equipamentos e de pessoal capacitado para a prática de atividades de ensino ou pesquisa e desenvolvimento tecnológico, inerentes à utilização do modelo animal, no estado de Minas Gerais.

Atualmente, a RMBioterismo é chancelada pela FAPEMIG, dentro das suas ações de “Apoio a Redes de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação”. Os integrantes da Rede, dentre as Instituições Federais de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa mineiros, vêm realizando um trabalho de melhoria constante de infraestrutura de seus biotérios, de refinamento de técnicas de manejo e difundindo os conhecimentos da ciência de animais de laboratório.