Fechar menu lateral

Repercussão positiva na realização da Semana Científica das Redes Mineiras de Bioterismo e Toxifar, no CBR

Auditório_2

O Centro de Biologia da Reprodução sediou, no período de 22 a 25 de maio de 2017, a Semana Científica sobre “Harmonização de Conhecimentos, Procedimentos e Habilidades” na área de Ciência de Animais de Laboratório. O evento, promovido pelas Redes Mineiras de Bioterismo (RMBIO-FAPEMIG) e TOXIFAR-FAPEMIG, Centro de Biologia da Reprodução (CBR) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFJF).

O Encontro técnico-científico foi organizado pelo CBR/UFJF com a proposta de reunir os diferentes grupos envolvidos com o cuidado do modelo animal: médicos veterinários Responsáveis Técnicos por Biotérios (RT-Biotério), membros de Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA’s) de diversas instituições de ensino e de pesquisa e profissionais das áreas técnica e administrativa que atuam na área.

Durante o evento foram abordados os procedimentos preconizados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA/MCTI), pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e o International Council for Laboratory Animal Science-ICLAS (Conselho Internacional de Ciência de Animais de Laboratório) referentes à produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. FOTO_OFICINA

A participação maciça dos integrantes das Redes Mineiras de Bioterismo e Toxifar – FAPEMIG, formadas por Universidades do estado, incluindo diversos servidores da própria UFJF, e também de profissionais da EMBRAPA, sinalizaram a assertividade da proposta. E a avaliação positiva dos participantes também foi demonstrada na repercussão de algumas das manifestações obtidas no Questionário de Avaliação da Semana Científica: “A iniciativa da Profa. Vera, representando a Rede Mineira de Biotérios, foi excelente, pois permitiu que discutíssemos a respeito de diversas questões e dúvidas quanto à legislação do CONCEA que rege as CEUA’s”.

Essa foi a segunda etapa da consultoria diagnóstica contratada pelas REDES para o suporte à certificação de Biotérios. E que teve como um dos resultados a produção de documentos com propostas dos participantes e dos consultores, além de produzir subsídios à realização de futuras etapas que possam garantir o acompanhamento de ações anotadas e evolução dos processos desenvolvidos no Encontro.