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Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav)

Setores da Unidade
Secretaria da Prosdav: prosdav@ufjf.br
Setor de Avaliação e Regulação:  secretaria.avaliacao@ufjf.br; piufjf.regulacao@ufjf.br
Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Juiz de Fora: biblioteca.central@ufjf.br
Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Governador Valadares: biblioteca.sociais.gv@ufjf.br e/ou biblioteca.saude.gv@ufjf.br
Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO): secretaria.cgco@ufjf.br e coordenacao.cgco@ufjf.br
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): cdara@ufjf.br e coordenacao.cdara@ufjf.br 

Sites
Prosdav: https://www2.ufjf.br/prosdav/apresentacao/ (abre em nova janela)
Setor de Avaliação e Regulação: https://www2.ufjf.br/diavi/ (abre em nova janela)
Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Juiz de Fora: https://www2.ufjf.br/biblioteca/ (abre em nova janela)
Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Governador Valadares: https://www2.ufjf.br/bibliotecagv/ (abre em nova janela)
Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO):  https://www2.ufjf.br/cgco/ (abre em nova janela)
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): https://www2.ufjf.br/cdara/ (abre em nova janela)

Telefones
Prosdav: (32) 2102-3915
Secretaria da Prosdav: (32) 2102-3981
Setor de Avaliação e Regulação: (32) 2102-6355
Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Juiz de Fora: (32) 2102-3767
Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Governador Valadares: (33) 3301-1011 e (33) 3301-1000
Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO): (32) 2102-3385 e (32) 2102-3371
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): (32) 2102-3733

Endereços
Prosdav e Secretaria da Prosdav (SEC-Prosdav): Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-Reitoria de Sistema de Dados e Avaliação (Prosdav) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n –  Campus Universitário (Prédio da Reitoria) – Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG – CEP: 36036-900.

Setor de Avaliação e Regulação: Universidade Federal de Juiz de Fora – Setor de Avaliação e Regulação – Rua José Lourenço Kelmer s/n – Campus Universitário (Prédio do CGCO, Sala 22) – Bairro São Pedro – Juiz de Fora – MG – CEP: 36036-900.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora – Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Rua José Lourenço Kelmer s/n –  Campus Universitário – Bairro São Pedro – Juiz de Fora – MG – CEP: 36036-900 (Considerando as 18 unidades de bibliotecas, os endereços variam dentro do Campus).

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Governador Valadares: Unidade Centro Anexo Prédio Anhanguera – Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330, Centro, Governador Valadares. CEP: 35010-177.

Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO): Universidade Federal de Juiz de Fora – CGCO – Rua José Lourenço Kelmer s/n – Campus Universitário (Prédio do CGCO) – Bairro São Pedro – Juiz de Fora – MG – CEP: 36036-900.

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): Avenida Presidente Costa e Silva 1518 – São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-330.

Horário de Funcionamento
Prosdav: De segunda a sexta, das 7h30 às 19h.

SEC-Prosdav: Segundas, terças, quintas e sextas, das 13h às 19h. Nas quartas-feiras, das 7h30 às 13h30.

Setor de Avaliação e Regulação: De segunda a sexta, das 7h às 19h30.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Juiz de Fora: De segunda a sexta, das 7h às 22h.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) – Governador Valadares
– Unidade Centro, localizada no anexo Anhanguera, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
– Unidade Sede Administrativa, de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14:15 às 19h.

Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO): De segunda a sexta, das 7h às 19h.

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): De segunda a sexta, das 7h às 19h.

Serviços prestados pela unidade
Prosdav
A Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação tem como missão assegurar a excelência na gestão e avaliação dos dados institucionais, promovendo a transparência, a eficiência e a qualidade das informações. Além disso, é responsável pela implementação e manutenção de sistemas computacionais robustos e eficazes, que apoiem as atividades acadêmicas e administrativas. Com uma abordagem integrada e inovadora, busca apoiar o desenvolvimento acadêmico e administrativo da Universidade, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas fundamentadas em dados precisos e relevantes.

Secretaria da Prosdav
Apoio administrativo ao pró-reitor e à pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação.

Setor de Avaliação e Regulação
Tem por objetivo oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da regulação, supervisão e avaliação dos cursos de graduação da Instituição, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC)
É responsável pelo gerenciamento das bibliotecas nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares, além das bibliotecas externas ao campus. O setor centraliza e coordena os serviços e produtos informacionais das bibliotecas da UFJF, tendo como finalidade reunir, organizar e difundir a informação documental necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. São alguns dos serviços prestados: empréstimo de obras, auxílio à normalização de trabalhos acadêmicos, treinamentos e orientações, elaboração de fichas catalográficas, atividades relacionadas ao Repositório Institucional, visitas guiadas e apoio administrativo direcionado a outros setores institucionais.

Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO)
É responsável por traçar estratégias e mobilizar recursos de Tecnologia da Informação em prol da racionalização e agilização dos processos organizacionais. Mantém os serviços de TI da Instituição, como SEI, Siga, Moodle, etc, além de ser responsável pelo gerenciamento dos serviços de infraestrutura lógica das redes de dados da UFJF.

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)
É o setor administrativo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) onde se concentram todos os registros acadêmicos dos alunos e ex-alunos da graduação e da pós-graduação da UFJF, presencial e à distância, bem como a guarda e o armazenamento dos documentos físicos e digitais, além da proposição de minutas de calendários acadêmicos e de regramento de procedimentos administrativos.

Compreendem-se como serviços da Cdara: Matrícula, Análise de Reserva de Vagas, Cadastro (graduação e pós-graduação), Análise de Currículo, Expedição de Diplomas, Registro de Diplomas, Expedição de documentos acadêmicos da graduação e da pós-graduação, Revalidação de diplomas de graduação (Revalidação tradicional e Revalida), Análise dos Processos Administrativos de Homologação de Dissertações e Teses, Arquivo e Guarda de Documentos Acadêmicos, e Registros Gerais.

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Prosdav, SEC-Prosdav e Setor de Avaliação e Regulação: Utilização dos canais indicados e Identificação.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC): Cadastro junto ao sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum.

CGCO: Os serviços devem ser solicitados preferencialmente via Central de Atendimento de TI no endereço eletrônico siga.ufjf.br (abre em nova janela). Os documentos e informações necessárias variam de acordo com o tipo de serviço solicitado. É importante que o usuário forneça o maior número de informações possível

Cdara: Os serviços devem ser solicitados através dos canais citados. É indispensável a indicação da forma de contato, para que a Cdara faça os encaminhamentos para o endereço correto do usuário. Se se tratar de documentos de terceiros, é obrigatória a entrega de uma procuração com poderes específicos para obtenção dos serviços e/ou documentos solicitados.

Principais etapas para o processamento dos serviços
Prosdav, SEC-Prosdav e Setor de Avaliação e Regulação: Identificação do requisitante do serviço, atendimento à demanda e resposta através dos canais de atendimento indicados.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC): A equipe de atendimento aos usuários das bibliotecas busca oferecer atendimento no momento da demanda presencial. Demandas de serviços ou etapas de serviços enviados via SEI e e-mail, comumente são retornados com até 72 horas, salvo casos em que a demanda é mais elaborada, como nos de aquisição.

CGCO: As demandas apresentadas são atendidas e classificadas pela equipe de atendimento de primeiro nível do CGCO e depois encaminhadas para a equipe competente para resolução do problema ou atendimento do pedido realizado.

Cdara: Após o recebimento dos requerimentos, a equipe das gerências da Cdara prestam atendimento, conforme a pertinência do tema.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Prosdav, SEC-Prosdav e Setor de Avaliação e Regulação: Atendimento imediato ou no prazo mais célere possível, dependendo da natureza da demanda.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC): Cinco dias.

CGCO: O tempo depende da natureza das demandas, mas busca-se atender em até três dias úteis a maior parte das mesmas.

Cdara: Os prazos para atendimento e as tarifas de serviços são específicos para cada serviço ou documento solicitado, de acordo com a Portaria 14/2018-Proplan (abre em nova janela).

 Prioridade para o atendimento do público
Prosdav e SEC-Prosdav: atendimento segue a ordem cronológica das demandas, considerando também o grau de urgência das mesmas

Setor de Avaliação e Regulação: atendimento por e-mail

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC): atendimento presencial é prioritário

CGCO: Busca-se atender os pedidos de acordo com o seu grau de criticidade e complexidade. Erros em sistemas ou dados são atendidos de forma prioritária.

Cdara: Atendimento segue, via de regra, ordem cronológica dos pedidos, observados os prazos de calendários acadêmicos e editais. Em casos específicos, e comprovada a justificativa, a Cdara pode priorizar o atendimento, dentro de suas possibilidades.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Prosdav e SEC-Prosdav: atendimento é imediato ou no tempo mais célere possível, a depender da demanda e considerando os horários de funcionamento.

Setor de Avaliação e Regulação e CDC: geralmente imediato, quando no horário de atendimento do setor.

CGCO: Não há tempo pré-estabelecido para todas as demandas, mas busca-se atender em até três dias úteis a maior parte das mesmas.

Cdara: Os prazos para atendimento e as tarifas de serviços são específicos para cada serviço ou documento solicitado, de acordo com a Portaria 14/2018-Proplan (abre em nova janela).

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Prosdav e Sec-Prosdav: Através dos canais de atendimento indicados e divulgados no site da unidade.

Setor de Avaliação e Regulação, CDC e Cdara: Por e-mail.

CGCO: Utiliza-se o SEI para este tipo de serviço.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial.
Prosdav e Sec-Prosdav: Atende às exigências de acessibilidade para o site da Unidade.

Setor de Avaliação e Regulação: Duas portas amplas de entrada para o prédio.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) e Cdara: Elevador.

CGCO: Possui acessibilidade física, mas não há acessibilidade por completo no sistema de atendimento.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Prosdav; Sec-Prosdav; CGCO e Cdara: Contato via e-mail ou telefone.

Setor de Avaliação e Regulação: A maior parte das atividades do setor ocorrem em sistemas internos e externos. Há backups de alguns arquivos para consulta.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC): Contato via e-mail ou telefone, ou atendimento presencial.

Outras informações
Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) (abre em nova janela)
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) (abre em nova janela)