Setores da Unidade
Diretoria de Ações Afirmativas
acoesafirmativas@ufjf.br
Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)
Administrativo: nucleo.nai@ufjf.br
Acompanhamento acadêmico: acompanhamentoacademico.nai@ufjf.br
Interpretação de Libras: libras.nai@ufjf.br
Sites
Diretoria de Ações Afirmativas
https://www2.ufjf.br/diaaf/ (abre em nova janela)
Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)
https://www2.ufjf.br/nai/ (abre em nova janela) /Instagram: https://www.instagram.com/naiufjf.oficial/ (abre em nova janela)
Telefones
Diretoria de Ações Afirmativas: (32) 2102-6919
Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI): (32) 2102-3944
Endereços
Diretoria de Ações Afirmativas: Universidade Federal de Juiz de Fora – Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-900. (Prédio da Reitoria – Sala 137)
Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI): Universidade Federal de Juiz de Fora – Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário, Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-900. (Prédio da Reitoria – Sala 113)
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A Diaaf mantém o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), responsável por construir e implementar políticas de ações afirmativas para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação. (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)
Serviços prestados pela unidade
Proposição e articulação de ações que sensibilizem e mobilizem a comunidade universitária para a convivência cidadã com as inúmeras realidades presentes na diversidade social, correlacionadas a gêneros e sexualidades, às tradições das culturas, às questões étnico-raciais e à vulnerabilidade socioeconômica, dentre outras.
A Diaaf tem como competência a promoção de condições institucionais que permitam a implementação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas às ações afirmativas no âmbito da UFJF.
Além disso, a Diaaf mantém o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), responsável por construir e implementar políticas de ações afirmativas para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação.
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Não é necessário apresentar documentação para ser atendido pela Diretoria de Ações Afirmativas, visto que são atendidos públicos internos e externos.
Para acompanhamento acadêmico pedagógico do NAI/Diaaf, é necessário enviar um e- mail para o setor apresentando seu laudo médico e relatando suas necessidades.
Para agendamento de interpretação de Libras, é necessário encaminhar e-mail indicando todos os detalhes da demanda (natureza, data, horário, local, temas, materiais de estudo, etc.). Para demandas de atendimento de aulas, monitorias, reuniões e atendimentos, por exemplo, pede-se o encaminhamento com, no mínimo, quatro dias úteis de antecedência. Para a interpretação de eventos, vídeos e editais, por exemplo, pede-se a antecedência mínima de sete dias úteis. Essa antecedência é primordial para que o setor possa se organizar da melhor forma possível para os atendimentos das demandas.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Recebimento de demanda, análise e resposta ou atendimento.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
15 dias.
Prioridade para o atendimento do público
Para o atendimento na Diaaf, são seguidos os seguintes critérios: Cronologia, conveniência e oportunidade.
Para o atendimento do NAI/Diaaf, são observados os seguintes critérios: ordem de recebimento da demanda, acompanhamento acadêmico pedagógico dos discentes matriculados em disciplinas em andamento e data limite da demanda.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Três dias úteis.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Sugestões e reclamações podem ser encaminhadas diretamente para o e-mail da Diaaf (acoesafirmativas@ufjf.br), para o e-mail do NAI (nucleo.nai@ufjf.br) ou por meio da Ouvidoria da UFJF.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc):
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Com relação à acessibilidade física, o setor fica estrategicamente localizado no andar térreo da reitoria, que conta com rampas de acesso. Para acessibilidade linguística para sinalizantes da Libras, o setor conta com tradutores intérpretes de Libras – Língua Portuguesa.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Satisfatórias.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Recebimento da demanda por meio físico, que será digitalizado quando o sistema informatizado estiver disponível novamente.