Informativo 488 – Biomonitoramento; Pombos; Fitoterapia; Programa e Jardim Botânico

1 – IV Simpósio de Biomonitoramento Ambiental – Ecotoxicologia

2 – Terça com Pragas – Palestra “Biologia, comportamento e controle pombos”

3 – Pós em Fitoterapia e Plantas Medicinais

4 – Programa de Doutorado Pleno na Universidade de Dundee

5 – Valoração Econômica do Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte

1 – IV Simpósio de Biomonitoramento Ambiental – Ecotoxicologia

O O IV Simpósio de Biomonitoramento Ambiental – Ecotoxicologia será realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2012, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória (ES). O evento será promovido pela UFES por meio do Laboratório de Malacologia/DCBio e o Instituto APLYSIA. O objetivo do simpósio é discutir, aprender e difundir as técnicas utilizadas para biomonitoramento ambiental, além de discutir metodologias e medidas mitigadoras, as quais remetam a recuperação e preservação dos ecossistemas. Mais informações: www.ivsbm.com .

2 – Terça com Pragas – Palestra “Biologia, comportamento e controle pombos”

A palestra “Biologia, comportamento e controle pombos” terá como foco os aspectos do trabalho em alturas no controle de pombos, pardais, morcegos e outros. O evento será realizado no dia 14 de fevereiro (terça-feira), de 18h às 20h30, na sede do CRBio04 (Avenida Amazonas, 298 – 15º andar, Centro, BH/MG). A palestra é uma uma promoção da PRAGSUL (www.pragsul.com) e será ministrada pelo Biólogo Carlos Frederico Loiola. As inscrições deverão ser feitas gratuitamente pelo e-mail pragsul.bh@pragsul.com.br . As vagas são limitadas. Mais informações: (31) 3533-4797 ou 9750-0420.

3 – Pós em Fitoterapia e Plantas Medicinais

O Centro Universitário Newton Paiva irá realizar em Belo Horizonte (MG), a pós-graduação em Fitoterapia e Plantas Medicinais. O objetivo é capacitar profissionais para atuar nas políticas de saúde em Fitoterapia e práticas complementares de saúde, como definido pela SESMG, ANVISA, OMS e pelo MS, suprindo de imediato a carência de profissionais habilitados para tal. As aulas serão às sextas e sábados, no Campus Carlos Luz (Av. Presidente Carlos Luz, 220, 650 e 800 – Caiçara). A previsão é que o curso tenha início em abril de 2012. Mais informações: http://migre.me/7AKMN .

4 – Programa de Doutorado Pleno na Universidade de Dundee

A Capes lançou edital com a finalidade de selecionar bolsistas para o programa de Doutorado Pleno na Universidade de Dundee, no Reino Unido. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro. O programa prevê a concessão de até dez bolsas, com duração de até 48 meses. A Capes arcará com a mensalidade para cobrir as despesas mensais, auxílio instalação, seguro saúde, auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta. Serão aceitos projetos nas áreas de “Anatomia e identificação humana”, “Bioquímica”, “Bioinformática”, “Química medicinal e biológica”, “Biologia celular”, “Sinalização celular”, “Biologia do desenvolvimento”, “Descoberta de drogas”, “Microbiologia ambiental”, “Expressão e regulação genética”, “Imunologia”, “Medicina molecular”, “Microbiologia molecular”, “Parasitologia molecular”, “Farmacologia molecular”, “Fisiologia molecular” e “Biologia estrutural”. Mais informações: www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/reino-unido/programa-capesuniversidade-de-dundee .

Considerando que os jardins botânicos são importantes instrumentos para a preservação de espécies ameaçadas, atividades recreativas e desenvolvimento de pesquisa, é legítima a preocupação com sua manutenção e disseminação. A valoração econômica ambiental pode ser uma ferramenta metodológica importante para gestão de espaços dessa natureza, uma vez que traduz em valores monetários os diversos serviços ecossistêmicos prestados. A Universidade Federal de Uberlândia fez um um estudo relata que os resultados obtidos pela aplicação do método do custo de viagem ao Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Minas Gerais (JB/FZB-BH), para estimar o valor anual de seus serviços ecossistêmicos. Por meio da aplicação de questionários, foram coletadas informações socioeconômicas a respeito das despesas incorridas pelos visitantes para, por exemplo, se deslocarem até o local, o que permitiu a estimação da curva de demanda pelos serviços recreativos do JB/FZB-BH. Para ver o documento final do estudo, clique no link: http://migre.me/7PEPk .