Fechar menu lateral

Informativo 258 – Vírus em escala atômica, Atapuerca, Integração Ambiental, Análises Clínicas, Biociências Forenses e Livro Florestas do Brasil

1 – Novo microscópio mostra vírus em escala atômica pela primeira

2 – Exposição Atapuerca: la Aventura de la Evolución

3 – II Seminário de Integração Ambiental

4 – Pós-Graduação em Análises Clínicas

5 – Biociências Forenses – Pós-Graduação e Preparatório para perito da PF

6 – Pós-Graduação Análises Clínicas e Toxicológicas

7 – Livro Florestas do Brasil – Em Resumo

 

1 – Novo microscópio mostra vírus em escala atômica pela primeira

 

 

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiram fotografar a estrutura de um vírus com uma resolução tão alta que é possível efetivamente “ver” os átomos que formam o vírus.
Esta é a primeira pesquisa a relatar a realização de uma imagem biológica com esta resolução.
Nanômetros e ângstroms
A equipe do professor Hong Zhou aprimorou um microscópio crio-eletrônico, no qual as amostras são observadas em temperaturas extremamente baixas, tornando-o capaz de fazer imagens com uma resolução de 3,3 ângstroms.
Um ângstrom (10-10 metros) é a menor divisão de um elemento químico e equivale mais ou menos à distância entre dois átomos de hidrogênio em uma molécula de água.
Em um microscópio óptico convencional, uma imagem ampliada da amostra é obtida por meio de uma lente. Mas algumas amostras são pequenas demais para difratar a luz visível, que tem comprimentos de onda entre 500 e 800 nanômetros – de 5.000 a 8.000 ângstroms.
Ou seja, todo o campo da nanotecnologia, situado em dimensões entre 1 e 100 nanômetros, está fora do alcance visual dos microscópios tradicionais.
Microscópios eletrônicos
Para visualizar objetos na escala abaixo dos 500 nanômetros os cientistas precisam de outras ferramentas, como os microscópios eletrônicos, os microscópios de força atômica, ou os microscópios crio-eletrônicos.
Com o microscópio eletrônico, um feixe de elétrons é disparado na amostra, passando através das áreas vazias e refletindo-se nas áreas mais densas. Uma câmera digital capta os elétrons que atravessam para criar uma projeção bidimensional da amostra.
Repetindo este processo centenas de vezes, em ângulos diferentes, um programa de computador consegue construir uma imagem tridimensional da amostra com uma resolução muito alta.
Microscópio crio-eletrônico
O microscópio crio-eletrônico funciona segundo este princípio, mas ele também congela instantaneamente a amostra antes de fazer as observações, o que permite que amostras biológicas sejam imageadas em seu ambiente nativo de forma mais simples, sem exigir o desenvolvimento de cristais.
“Este é o primeiro estudo a determinar uma estrutura em resolução atômica usando apenas um microscópio crio-eletrônico. Ao demonstrar a eficácia dessa técnica de microscopia, nós abrimos as portas para uma grande variedade de estudos biológicos,” diz Xing Zhang, que coordenou os experimentos.
Vírus em escala atômica
Os vírus podem ser classificados em dois tipos: envelopados e não-envelopados. Vírus com envelope, que incluem os vírus da gripe e o HIV, são circundados por uma membrana semelhante a um envelope que os vírus usam para se fundir a uma célula e infectá-la.
Os vírus sem envelope não têm essa membrana, usando uma proteína para se fundir com a célula a ser infectada. Esse processo de infecção só agora começa a ser compreendido, graças à nova imagem de alta resolução obtida com o microscópio crio-eletrônico melhorado.
O entendimento da sua estrutura dos vírus não-envelopados em nível atômico facilitará as pesquisas para o desenvolvimento de novos medicamentos, uma vez que os cientistas poderão ter novos insights sobre como alvejá-los.
Bibliografia:
3.3 Å Cryo-EM Structure of a Nonenveloped Virus Reveals a Priming Mechanism for Cell Entry, Xing Zhang, Lei Jin, Qin Fang, Wong H. Hui, Hong Zhou, April 30, Vol.: 141, Issue 3, 472-48
DOI: 10.1016/j.cell.2010.03.041

Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica – 11.05.2010

 

2 – Exposição Atapuerca: la Aventura de la Evolución


Até o dia 12 de junho, a exposição Atapuerca: la aventura de la evolución poderá ser vista no Museu de Ciências Naturais PUC Minas (R. Dom José Gaspar, 290). Viabilizada em parceria com o Instituto Cervantes, a mostra, aberta ao público, trata da evolução humana sob o ponto de vista arqueológico. Nela, o visitante poderá ter uma compreensão ampla das etapas da evolução da espécie humana, ilustradas por imagens fotográficas e cenografias detalhadas em tamanho natural, sobre os tesouros descobertos nos sítios arqueológicos de Atapuerca, região serrana localizada no norte da Espanha. O horário de visitação é das 8h às 17h, de terça-feira a sábado. Maiores informações pelo telefone (31) 3319-4245 e pelo site http://belohorizonte.cervantes.es .

 

3 – II Seminário de Integração Ambiental

 

A Puc Minas irá promover o II Seminário de Integração Ambiental, que será realizado de 19 a 21 de maio, no campus Coração Eucarístico. O evento é coordenado pelo Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo da Pró-reitoria de Extensão e pelo Departamento de Ciências Biológicas. Na programação, estão incluídas duas mesas-redondas que compõem o I Seminário Temático da Rede Socioambiental APA Sul RMBH: cenários socioambientais em regiões minerárias. Maiores informações pelo telefone (31) 3319-4086, pelo e-mail proexambiental@pucminas.br ou pelo site www.pucminas.br/proex .

 

 

4 – Pós-Graduação em Análises Clínicas


A Faculdade Ávila está com as inscrições abertas para a pós-graduação em Análises Clínicas. O objetivo do curso é de subsidiar os profissionais com conhecimentos específicos das diversas áreas das Análises Clínicas, inclusive no gerenciamento dessas áreas e com condições de atuar como um observador mais generalista do objeto diagnóstico. As aulas têm início previsto para o dia 28 de maio e acontecerão em Goiânia (GO), um final de semana por mês (sexta das 18h 30 às 22h; sábado das 8h às 18h; domingo das 8h às 12h). Maiores informações pelo site: www.avilapos.com.br .

 

5 – Biociências Forenses – Pós-Graduação e Preparatório para perito da PF


Foi prorrogado para o dia 28 de maio, às 19h, em Brasília, o início das aulas da Pós-Graduação em BIOCIÊNCIAS FORENSES + Preparatório para PF e Polícias Civis. O curso é chancelado pela PUC-Goiás. Maiores informações pelo site www.ifar.com.br, pelo telefone (61) 3224-6932 e pelo e-mail furtado.paulino@gmail.com.

 

6 – Pós-Graduação Análises Clínicas e Toxicológicas


O IEPG – Instituto de Especialização e Pós-Graduação, em parceria com a Faculdade Oswaldo Cruz, irá realizar a pós em Análises Clínicas e Toxicológicas. As aulas começarão no dia 09 de julho e serão um final de semana por mês: sexta-feira das 18h às 23h; sábado das 8h às 19h; domingo das 8h às 13h. O curso tem duração de 20 meses e carga horária total de 400 horas. Maiores informações pelo  telefone (62) 3242 2040, pelo e-mail iepg.goias@hotmail.com ou através do site www.oswaldocruz.br .

 

7 – Livro Florestas do Brasil – Em Resumo

O livro ‘Florestas do Brasil – Em Resumo’ proporciona uma visão concisa e atualizada sobre as florestas brasileiras, naturais e plantadas, assim como sobre a sua importância para o país. É baseado em dados obtidos de fontes nacionais produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso e conservação de nossos recursos florestais. O livreto foi idealizado pelo Serviço Florestal Brasileiro. Ele é de grande utilidade para todos aqueles que se interessam pela conservação e pelo manejo dos recursos florestais do Brasil. Para ver a versão digitalizada do livro, clique no link: http://migre.me/Bmw3 .