Fechar menu lateral

51 Informativo – Doutorado, ANVISA, filme e prisão

1 – Doutorado Genética UFMG

2 – Anvisa – Consulta Pública Legislação sobre Fitoterápicos

3 – Filme sobre Charles Darwin

4 – PF prende pesquisadores por coleta em lagoa do Pantanal

 

 

1 – Doutorado Genética UFMG

O Programa de Pós-Graduação em Genética, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com as inscrições abertas para seleção de candidatos ao curso de Doutorado, em regime de fluxo contínuo. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do Programa, situada no bloco L3, sala 317 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Caixa Postal 486, CEP 31270-901, Belo Horizonte (MG), de 2a a 6a feira, exceto em feriados, nos horários de 10h às 12h e de 14h às 16h30. Informações complementares poderão ser obtidas na Secretaria do Programa. Contatos: telefone (31) 3409-2570, e-mail: pg-gen@icb.ufmg.br , página de internet: http://pggenetica.icb.ufmg.br .

 

2 – Anvisa – Consulta Pública Legislação sobre Fitoterápicos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública a proposta de atualização da normatização do registro de medicamentos fitoterápicos. Segundo a agência, o objetivo é proporcionar mais segurança, qualidade e eficácia a esses produtos. As principais modificações propostas são relativas à adequação das definições aos conceitos abrangidos pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e as alternativas ao controle de qualidade em relação à legislação vigente. A consulta pública propõe ainda uma reestruturação e organização da norma atual, enquadrando corretamente cada exigência dentro das diferentes fases de análise para o registro de um medicamento fitoterápico: droga vegetal, derivado de droga vegetal e produto final. A proposta de resolução está disponível na íntegra no site da Anvisa, no endereço http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B26689-1-0%5D.PDF . As sugestões deverão ser encaminhadas, até 25 de junho, por escrito, em formulário próprio, disponível no endereço http://www.anvisa.gov.br/divulga/consulta/formulario.doc , para o endereço Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Medicamentos/ Coordenação de Medicamentos Fitoterápicos e Dinamizados, SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050. Também serão aceitos formulários enviados para o fax (61) 3462-5540 ou para o e-mail medicamento.fitoterapico@anvisa.gov.br . (Fonte: Jornal da Ciência com informações da Assessoria de Imprensa da Anvisa)

 

3 – Filme sobre Charles Darwin


O naturalista Charles Darwin, que fundamentou a teoria da evolução das espécies, irá ganhar uma cinebiografia denominada “Creation” (Criação em português). O projeto é baseado no livro Annie’s Box, escrito por Randall Keynes, parente distante do estudioso. A obra retrata o período em que Charles Darwin trabalhou no estudo A Origem das Espécies. O filme apresenta o pesquisador como um homem dividido entre o seu amor por sua profundamente religiosa esposa e a sua crença de que não existe lugar para Deus. O trailer da cinebiografia já está disponível na internet através do link: www.telegraph.co.uk/culture/film/5505963/Creation-the-movie-world-exclusive-trailer.html . O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil. (Fonte: Cinema em Cena)

 

4 – PF prende pesquisadores por coleta em lagoa do Pantanal

 

Grupo é formado por dois brasileiros, da Unesp, e três norte-americanos, da Universidade do Arizona; advogado diz que eles estudam geologia e mudanças climáticas
Cinco pesquisadores, sendo dois brasileiros e três americanos, foram presos em flagrante anteontem pela Polícia Federal em Corumbá (MS) sob a suspeita de realizarem extração de sedimentos minerais em lagoas no Pantanal sem autorização.
Segundo o delegado da PF Adriano Medeiros do Amaral, o grupo estava na baía Vermelha, uma área de preservação no Pantanal, sem comprovante de intercâmbio ou convênio com entidade de pesquisa do Brasil.
Foram presos os brasileiros Fabrício Aníbal Corradini e Aguinaldo Silva, e os norte-americanos Mark Andrew Tress, Kellu Michael Wendt e Michael Matthew McGlue.
Os brasileiros são doutorandos na Unesp em Rio Claro (SP). Os americanos são da Universidade do Arizona.
A Unesp afirmou que os pesquisadores brasileiros possuíam autorização do Ibama para realizar uma pesquisa na área de geologia. O delegado da PF disse que desde 2007 o grupo enviava o material para análise nos EUA sem fiscalização.
“Eles não estavam pegando minério. Eram sedimentos, para estudar a geologia e as mudanças climáticas na região”, disse Arthur Koga, advogado dos suspeitos.
Segundo informações da Plataforma Lattes, do CNPq, Fabricio Anibal Corradini é bolsista de doutorado do CNPq, no programa de Geociências e Meio Ambiente. O título de sua tese é “Evolução Geomorfológica do Megaleque Fluvial do rio São Lourenço, Pantanal Mato-Grossense”. Já Aguinaldo Silva realiza seu doutorado com a tese “Geomorfologia do Leque Fluvial do Paraguai – Corixo Grande, Borda Norte do Pantanal Mato-Grossense”.
Os dois alunos realizam seus doutorados na Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob a orientação de Mario Luis Assine, pesquisador do Departamento de Geologia Aplicada, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Unesp. Ele é bolsista de produtividade do CNPq.
(Com informações da Folha de SP, 19/6)