Fechar menu lateral

Ingresso

O BACH é oferecido nos turnos Integral e Noturno. Ao todo, são 300 vagas por ano.

O ingresso no 1º semestre letivo (março) é para o curso INTEGRAL (aulas manhã e tarde – mas majoritariamente à tarde, de 14-18 horas), com 150 vagas distribuídas entre o PISM (geralmente 50%) e SISU (geralmente 50%).

O ingresso no 2º semestre letivo (agosto) é para o curso NOTURNO (aulas de 19-23 horas), com 150 vagas distribuídas entre o PISM (geralmente 50%) e SISU (geralmente 50%).

Na UFJF, 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência, e 50% são vagas específicas para políticas de ações afirmativas, seja no PISM ou no SISU.

PISM

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da UFJF, permite que alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, possam realizar a prova de ingresso na UFJF em três módulos anuais imediatamente consecutivos, de avaliação gradual e cumulativa.

Para participar do PISM, o candidato deverá inscrever-se, obrigatória e anualmente, no Módulo do PISM correspondente.

Cinquenta por cento (50%) das vagas do BACH são reservadas para os ingressantes via o PISM.

São 75 vagas para o curso INTEGRAL (manhã e tarde), e 75 vagas para o curso NOTURNO. Caso haja vagas não-ocupadas do PISM, elas são disponibilizadas para candidatos inscritos na Lista de Espera do SISU.

Confira mais informações sobre o PISM no site: www.ufjf.br/copese/vestibular-pism/

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Governo Federal, permite que alunos se candidatem a cursos de graduação em todo o país.

Pode fazer a inscrição no SISU, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior e obteve nota acima de zero na redação.

Cinquenta por cento (50%) das vagas do BACH são reservadas para os ingressantes via SISU.

São 75 vagas para o curso INTEGRAL (manhã e tarde) no SISU 1ª Edição, e 75 vagas para o curso NOTURNO no SISU 2ª Edição.

O órgão do Governo Federal que gerencia o SISU é o MEC.

Confira mais informações sobre o SISU no site: http://sisu.mec.gov.br

Ingresso por Vagas Ociosas

Se houver sobra de vagas dos processos seletivos de ingresso (PISM e SISU), após esgotado todas as reclassificações possíveis, as vagas que não foram ocupadas podem ser destinadas para os alunos excedentes do processo seletivo de ingresso do ano anterior e/ou podem entrar no EDITAL DE VAGAS OCIOSAS, publicada semestralmente pela CDARA. Esse Edital anuncia todas as vagas ociosas em todos os cursos da UFJF.

Podem se candidatar a ocupar as vagas ociosas no BACH, entre outros:

  1. alunos do BACH que perderam a vaga no curso (REINSCRIÇÃO no curso de origem)
  2. alunos de outro curso da UFJF que desejam MUDAR DE CURSO (PARA O BACH)
  3. alunos de outra Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, que estejam cursando um curso de graduação na mesma área que o BACH, que queiram solicitar TRANSFERENCIA de seu curso para o BACH
  4. GRADUADOS EM GERAL (quem já se formou em qualquer outro curso de graduação)

As datas para inscrições de candidatos às vagas costuma ser estipulada no Calendário Acadêmico da Graduação da UFJF.

Desistência do Curso

Se o aluno já entregou a documentação para matrícula NO CURSO junto à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA, ou até já começou a frequentar as aulas, mas resolveu desistir DEFINITIVAMENTE de cursar o BACH por qualquer motivo, deve registrar a sua desistência na Central de Atendimento da UFJF.

O pedido pode ser feito online: https://www2.ufjf.br/cat/servicos/graduacao/cancelamento/

IMPORTANTE: o CANCELAMENTO da matricula NO CURSO não é igual ao TRANCAMENTO do curso, ou ao trancamento DE DISCIPLINAS.

Ao CANCELAR a matricula no curso, o aluno desiste de cursar o BACH definitivamente.

Ao TRANCAR o curso, o aluno suspende sua matricula no curso por um tempo determinado, podendo DESTRANCAR a matricula no curso e voltar a frequentar as aulas após o final do período de trancamento.